10 coisas que você precisa saber sobre a Contribution vie Étudiante de Campus(CVEC)

 
Os estudantes admitidos em uma instituição de ensino superior francesa para o ano letivo 2018-2019 estão sujeitos à “Contribution Vie étudiante et de Campus” (CVEC), em português, Contribuição vida de estudante e de campus. Saiba tudo sobre essa nova etapa!
França, Brasil

 1. É a admissão em uma instituição de ensino superior que determina se você está sujeito à CVEC

A Contribution Vie Étudiante et de Campus diz respeito aos estudantes, franceses e estrangeiros, admitidos em formação inicial em uma instituição de ensino superior, seja ela pública ou particular. Isso inclui: estudantes de Classe Préparatoire aux Grandes Écoles (CPGE), como parte de sua inscrição na universidade; estudantes em duplo diploma e estudantes en apprentissage (aprendizagem).

A CVEC não diz respeito a:

  • Estudantes que irão cursar Brevet de Technicie Supérieur (BTS), Diplôme des Métiers d’Art (DMA) ou uma formação contábil em lycée,
  • Estudantes inscritos em formação contínua cujo custo será coberto por um empregador,
  • Estudantes em programa de intercâmbio sob convênio entre sua instituição de origem no estrangeiro e instituição de ensino na França. Esses estudantes não são inscritos administrativamente na França.

 2. Você pode ser dispensado do pagamento da CVEC de acordo com a sua condição

Alguns estudantes são isentos do pagamento da Contribution Vie Étudiante et de Campus. São eles:

  • Bolsistas por critério social determinados pelo CROUS (bolsistas dos ministérios de ensino superior, da cultura, ou da agricultura) e bolsistas financiados pelas regiões para formações paramédicas, sociais e de saúde,
  • Estudantes refugiados, estudantes beneficiários de proteção subsidiária e estudantes cadastrados sob pedido de exílio.

Não são isentos da CVEC:

  • Estudantes bolsistas do governo francês (BGF),
  • Bolsistas de governo estrangeiro (BGE),
  • Bolsistas de estabelecimento privado (fundação, por exemplo).

 3. O pagamento da CVEC é realizado online ou em dinheiro

Online:

1) Inscreva-se no site messervices.etudiant.gouvr.fr

2) Em seguida, conecte-se ao site cvec.etudiant.gouv.fr

3) Declare o seu local de estudos e pague a CVEC com cartão de crédito

4) Baixe a “attestation de paiement” (comprovante de pagamento), que deve ser guardado de forma segura para apresentação no momento de sua inscrição.

Em dinheiro, nos correios:

1) Inscreva-se no site messervices.etudiant.gouv.fr

2) Em seguida, conecte-se ao site cvec.etudiant.gouv.fr

3) Baixe um “avis de paiement

4) Pague o valor em dinheiro em um “bureau de poste” (correios)

5) Aguarde por até 2 dias úteis a recepção de e-mail com “attestation de paiement” que deve ser baixado e guardado de forma segura para apresentação no momento de sua inscrição.

 4. Mesmo que isento do pagamento da CVEC, você deve se conectar ao site cvec.etudiant.gouv.fr

Se você faz parte de categoria de estudantes isentos do pagamento da CVEC, você deve se inscrever de toda forma no site messervices.etudiant.gouv.fr e em seguida se conectar ao site cvec.etudiant.gouv.fr. Você poderá baixar uma “attestation d’exonération” (comprovante de isenção), que deve ser guardado de forma segura para apresentação no momento de sua inscrição.

 5. Todo o processo deverá ser feito antes da inscrição administrativa em sua instituição de ensino

Você deve obrigatoriamente ter recebido a sua “attestation de paiement” ou a sua attestation d’exonérationantes de sua inscrição administrativa na instituição de ensino. Você pode realizar o pagamento online, portanto, antes mesmo de ir para a França. Esses documentos são necessários para finalizar a sua inscrição.

 6. A CVEC custa 90 Euros

O valor da CVEC é de 90 euros para o ano letivo 2018-2019. Este valor será reavaliado ano a ano.

 7. A CVEC deve ser paga apenas uma vez por ano

A CVEC deve ser paga apenas uma vez por ano, mesmo que esteja inscrito em mais de uma formação para o mesmo ano letivo.

 8. O reembolso da CVEC é possível

O valor da CVEC pode ser reembolsado caso, por exemplo, a sua situação mude ao longo do ano e você se torne um estudante isento de seu pagamento. Basta realizar um pedido de reembolso junto ao CROUS antes do dia 31 de maio do ano letivo em curso.

 9. A CVEC serve para melhorar a vida dos estudantes

A cobrança da Contribution Vie étudiante et de Campus foi decidida em março de 2018 de acordo com a lei “Orientation et Réussite des étudiants (Orientação e sucesso dos estudantes). Ela deve permitir melhor recepção dos estudantes e propor acompanhamento social, cultural, esportivo e de saúde ao longo de seus estudos.

A CVEC contribuirá no financiamento de ações das quais os estudantes serão os principais beneficiários. Essas ações tomarão diversas formas, desde acesso a saúde a acompanhamento social, prática esportiva, acesso às artes e à cultura e melhora das condições de recepção.

“A Contribution Vie Étudiante et de Campus não tem ligação com as formalidades ligadas à Sécurité Sociale. São dois procedimentos distintos”

 10. Os sites estarão em breve disponíveis em inglês

No momento, os sites messervices.etudiant.gouv.fr e cvec.etudiant.gouv.fr estão disponíveis em francês. As versões em inglês estão em curso de elaboração para auxiliar os estudantes estrangeiros em sua chegada na França.