Candidaturas para graduação e pós-graduação via Campus France Brasil estão abertas.
CampusFrance, Brasil

 

As candidaturas para cursar graduação ou pós-graduação na França no ano letivo 2016/2017 estão abertas (mais informações aqui)! O país europeu é o terceiro do mundo que mais recebe estudantes estrangeiros e 9 em cada 10 estudantes internacionais recomendam a França como destino. Além disso, Paris foi eleita, pela quarta vez consecutiva, a melhor cidade para estudantes, segundo o ranking da consultoria britânica em educação superior QS (Quacquarelli Symonds).

Quer mais motivos para estudar na França? Veja a lista elaborada pelo Campus France: 

1) Ensino público, financiado e garantido pelo Estado

O governo francês subsidia grande parte dos custos de cada estudante nas universidades públicas (11.740 euros por estudante por ano) e não há nenhum tipo de diferenciação entre estudantes franceses e estudantes internacionais: os pré-requisitos, diplomas e taxas de inscrição são mesmos. Para estudar um ano em uma universidade francesa, o aluno paga de 180 a 400 euros.

Os diplomas, que seguem o mesmo padrão europeu (Licence, Master e Doctorat), são validados pelo governo e reconhecidos em todo espaço europeu de ensino superior.

2) Excelência em ensino e pesquisa

O sistema de ensino superior francês é constituído por uma rede de 3.500 estabelecimentos públicos e privados. A França oferece formações de qualidade em todos os níveis e todas as disciplinas. Existem mais de 900 programas oferecidos em inglês.

A França é o 6º país que mais investe em pesquisa e desenvolvimento. O Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) ocupa o 1º lugar entre os organismos mundiais de pesquisa. Doze das 55 Medalhas Fields, o “Nobel” da matemática, foram atribuídas a franceses. 42 % dos doutorandos na França são estudantes internacionais.

3) Bolsas e benefícios para estudantes

O governo francês, além de subsidiar grande parte dos custos do ensino, ainda oferece uma série de benefícios aos estudantes franceses e internacionais: auxílio-moradia, acesso ao restaurante universitário, desconto em transporte e atividades culturais.

Existem diversos programas de bolsas, oferecidos pelo governo brasileiro, pelo governo francês, por regiões da França, universidades, agências de fomento à pesquisa e ONGs. Para brasileiros, são mais de 200 programas disponíveis

4) Trabalho e estudo

Com um visto de estudante de longa duração, o estudante internacional tem permissão para trabalhar até meio período, o que possibilita a complementação da renda durante os estudos. 

Há cursos que possibilitam estágio remunerado. Com isso, o estudante volta com uma experiência profissional internacional.

5) França: uma potência econômica mundial

A França é 5ª economia mundial, 2ª potência europeia em PIB e o 2º mercado da Europa com 65 milhões de consumidores. A França é o 4º país que mais exporta serviços e o primeiro destino europeu para investimentos.

6) Indústria de ponta e grandes multinacionais

31 entre as 500 maiores empresas do mundo são francesas. Diversos grupos industriais são líderes em seus respectivos setores e foram implantados em todo o mundo: Airbus (aeronáutica), Total, Areva (energia), Orange (telecomunicações), Sanofi (saúde), LVMH (luxo), L’Oréal (cosméticos), Danone (agroalimentar). No Brasil, são mais de 350 empresas francesas que buscam profissionais qualificados com uma experiência na França.

7) Ambiente favorável à inovação e aos jovens empreendedores

A França é o 1º país na lista de empresas inovadoras. O país ocupa o 6º lugar no ranking de patentes internacionais. São 71 polos de competitividade que constituem um ecossistema atrativo, reunindo start-ups, laboratórios, universidades e grandes empresas. A French Tech, com um investimento de 200 milhões de euros, apoia o desenvolvimento de empresas digitais e atrai novos talentos.

8) Qualidade de vida no coração da Europa

Situada no coração da Europa, a França é o destino número 1 do turismo mundial em número absoluto de visitantes. Pela 4ª vez consecutiva, Paris foi classificada como a melhor cidade para estudantes do mundo. A França é o terceiro país no ranking mundial de adequação de infraestruturas de saúde.

9) Art de vivre 'à la française'

Mais de 40 mil monumentos e locais tombados, 39 patrimônios mundiais classificados pela Unesco, 80 mil museus, 2 mil cinemas e quase 500 festivais são prova da riqueza da vida cultural francesa. A criação artística francesa é reconhecida em todas as áreas. Com 15 laureados, a França tem o maior número de prêmios Nobel de literatura. 

10) Francês: um idioma internacional

Presente nos cinco continentes, idioma oficial em diversos Estados e organizações internacionais, o francês é 5ª língua mais falada do mundo com 274 milhões de locutores. O francês é, depois do inglês, o idioma mais aprendido do mundo. O francês é a 3ª língua para negócios e a 2ª para informação internacional.

11) Destino atrativo para estudantes internacionais

Com mais de 295 mil inscritos no ensino superior, a França é o 3º país que mais acolhe estudantes internacionais, depois dos Estados Unidos e Reino Unido. 80% dos que estudaram na França se declaram satisfeitos com a qualidade do ensino e do valor de um diploma francês. Nove a cada dez estudantes que foram para a França classificam a experiência como positiva e recomendam a França como destino.

VEJA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS ESTUDOS NA FRANÇA NO SITE.