Projetos podem ser enviados até 20 de novembro de 2018
Estudos, Brasil
Em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo/Instituto Francês do Brasil, a USP, a Unicamp e a Unesp lançam, pelo nono ano consecutivo, um programa de Cátedras franco-brasileiras no estado de São Paulo. O programa tem o objetivo de acolher, por um período de 45 dias a dois meses, professores-pesquisadores e pesquisadores de instituições francesas de ensino superior ou de pesquisa, incluindo pesquisadores ligados a laboratórios de R&D de empresas francesas, em todas as disciplinas.

O programa é uma excelente oportunidade para desenvolver e estruturar colaborações entre órgãos franceses e as universidades estaduais de São Paulo através de ações de pesquisa, ensino e divulgação científica.

Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 11.873,32 em 2019 por parte da USP, da Unicamp e da Unesp, na condição de professor convidado. O serviço de relações internacionais de cada universidade é responsável pelo pagamento da bolsa. Além disso, o Instituto Francês do Brasil (IFB-SP) cobrirá seguro internacional e passagens aéreas de ida e volta em classe econômica.

Para mais informações, veja o documento abaixo.