Abertura de envio de trabalhos para as Jornadas de Jovens pesquisadores em CHS

 
Seminário organizado pela Embaixada da França em Brasília vai acontecer entre 3 e 4 de setembro

A Embaixada da França vai organizar, nos dias 3 e 4 de setembro, o seminário “Jeunes chercheurs en SHS : regards croisés France-Brésil”, que irá reunir jovens pesquisadores de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado nas mais diversas áreas de CHS (Ciências Humanas e Sociais). 

O objetivo do evento é dar espaço para que os estudantes possam apresentar e discutir seus projetos de pesquisa atuais ou recentemente defendidos, fortalecendo a cooperação franco-brasileira na área e proporcionando apoio institucional a uma nova geração de pesquisadores.

Os autores dos trabalhos selecionados participarão em mesas redondas interdisciplinares, composta por três ou quatro pesquisadores. O júri responsável pela escolha dos artigos e pela avaliação da qualidade dos projetos incluirá acadêmicos franceses e brasileiros.

Além disso, os melhores artigos podem ser contemplados com bolsas de estudo concedidas pela Embaixada da França e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) juntamente com o Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) se propõem a publicar um livro com os trabalhos selecionados.

Serão aceitos trabalhos de pesquisadores nos seguintes perfis:

- Estudantes franceses e europeus com um projeto de pesquisa relacionado ao Brasil e vinculados a uma universidade francesa;

- Estudantes brasileiros com um projeto de pesquisa relacionado à França.

Para participar, é necessário enviar um resumo de 200 palavras (em francês e português) e cinco palavras-chave por e-mail. Posteriormente, os selecionados deverão enviar um artigo de 20.000 caracteres (Times New Roman 12), espaços e notas de rodapé incluídos, sem contabilizar a bibliografia.

A convocação para o envio de trabalhos está aberta e vai até o dia 2 de abril de 2018. Todos os formulários e documentos devem ser enviados para o e-mail jeuneschercheursSHS@ambafrance-br.org.