Serão selecionados 20 estudantes estrangeiros nas áreas de Ciências e Letras. Inscrições abertas até dia 19 de outubro (Ciências) ou 31 de outubro (Letras)

École Normale Supérieure (ENS) de Paris está com inscrições abertas para a Sélection internationale: serão oferecidas 20 bolsas de estudos para estudantes estrangeiros que desejam seguir uma formação de excelência nas áreas de Ciências e Letras. Para 2019, a ENS abrirá 10 vagas para cada uma das áreas. O prazo de inscrições vai até 19 de outubro (Ciências) ou 31 de outubro (Letras).

As inscrições podem ser feitas pelo site da ENS. Após a divulgação dos candidatos selecionados, entre fim de novembro e início de dezembro de 2018, passa-se à segunda etapa do processo seletivo, em fevereiro de 2019, com a realização de provas presenciais em Paris. Os resultados finais são anunciados no mesmo mês. As aulas têm início em meados de setembro, após um curso de aperfeiçoamento de francês oferecido pela escola. Durante os três anos de formação da ENS, o aluno receberá uma bolsa de 1.000 euros por mês para apoiar seus estudos. 

Veja os pré-requisitos para a seleção internacional:

  • Ter menos de 26 anos no momento da inscrição
  • Estar se candidatando à Sélection internationale da ENS pela primeira vez
  • Não ter passado mais de 10 meses na França no ano da candidatura, nem no ano anterior
  • Comprovar, até 1º de setembro de 2019, ter cursado ao menos dois anos de ensino superior fora da França  

Formação interdisciplinar

Uma das melhores universidades do mundo, a ENS permite aos estudantes uma formação diversificada em um ambiente pluridisciplinar. Ao término dos estudos, o aluno recebe o título de master de recherche (mestrado), além do diploma da ENS.

A formação em Ciências possibilita um percurso interdisciplinar voltado à pesquisa, com acompanhamento individual, aulas ministradas pelos melhores pesquisadores da área e estágios em laboratório. São propostas disciplinas de Biologia, Química, Geociências, Informática, Matemática, Física e Ciências Cognitivas.

A formação em Letras permite ao estudante o desenvolvimento de pesquisas em humanidades com liberdade intelectual. A escola oferece um ensino interdisciplinar e conta com pesquisadores de origens, experiências e perfis muito diversos. São propostas disciplinas de Antropologia, Arqueologia, Estudos Clássicos, Estudos Cinematográficos, Estudos Teatrais, História da Arte, Musicologia, Ciências Cognitivas, Economia, Estudos Políticos, Geografia, História, História e Filosofia do Direito, História e Filosofia das Ciências, Linguística, Literatura, Filosofia e Sociologia.

Sobre a ENS

A ENS é composta por 15 departamentos de pesquisa que recebem cerca de 2.400 estudantes todos os anos. Inaugurada em 1795, possui uma extensa lista de ex-alunos notáveis, incluindo 27 medalhas de ouro CNRS, 13 prêmios Nobel e 10 medalhas Fields.