teste de proficiência em francês

O TCF (Test de Connaissance du Français) é uma prova de proficiência em língua francesa reconhecida pelo Ministério francês da Educação. O TCF é, portanto, aceito por todas as instituições francesas de ensino superior como comprovação oficial de nível de conhecimento no idioma.

Concebido e administrado pelo CIEP (Centre International d’Études Pédagogiques), o TCF classifica o candidato em um dos 6 níveis da escala de competências linguísticas definida pelo Conselho da Europa (Quadro europeu comum de referência para as línguas): do nível A1 (elementar) ao nível C2 (superior avançado).

Dois tipos de TCF para estudos na França são aplicados no Brasil pelas Alianças Francesas:

· TCF DAP (Demande d’Admission Préalable)

O TCF DAP é aplicado apenas uma vez ao ano e se destina exclusivamente aos estudantes candidatos ao procedimento DAP, que é um formulário de seleção ao primeiro ou segundo ano de licence (graduação) em uma universidade francesa ou licence ou master em uma Escola Nacional Superior de Arquitetura.

O TCF DAP em 2012 será realizado no dia 13 de fevereiro (inscrições de 2 a 13 de janeiro de 2012).

· TCF TP (Tout Public)

Seis sessões são realizadas anualmente em diversas unidades das Alianças Francesas no Brasil. Este teste destina-se àqueles que estão se candidatando ao ensino superior na França (exceto DAP) e, para tal, necessitam comprovar proficiência em francês.

Data do teste TCF TP

Período de inscrição

05 de março

de 16 a 26 de janeiro

16 de abril

de 01 a 20 de março

21 de maio

de 02 a 24 de abril

20 de agosto

de 25 de junho a 19 de julho

24 de setembro

de 06 a 23 de agosto

29 de outubro

de 03 a 20 de setembro

As inscrições para o TCF DAP ou TCF TP devem ser efetuadas diretamente com as unidades da Aliança Francesa

Clique para mais informações.