Processo de candidatura via Campus France teve alterações na campanha 2018-2019


Interessados em fazer graduação e pós-graduação na França no ano letivo 2018-2019 já podem enviar suas candidaturas por meio do site Campus France Brasil, a agência francesa para promoção do ensino superior. Os dossiês eletrônicos devem conter informações sobre os percursos acadêmico e profissional dos candidatos, além de motivação e outros anexos.

O candidato pode realizar candidatura para mais de uma formação pelo mesmo dossiê. A data limite para envio dos dossiês, assim como a quantidade de cursos selecionados, varia de acordo com o nível e a área de estudo. É possível encontrar informações detalhadas sobre o calendário e o processo neste link.

Mudanças no processo
A candidatura para o 2º e 3º ano da graduação, assim como para Master, sofreu alterações relativas ao prazo de envio e número de formações que podem ser selecionadas. Atualmente, os interessados podem escolher, no máximo, 7 cursos diferentes e devem enviar seus dossiês até o dia 28 de fevereiro de 2018. 

Benefícios para brasileiros
A França é o terceiro país mais procurado por estudantes em mobilidade universitária. Todos os anos, mais de 300 mil estudantes estrangeiros são acolhidos pelas universidades e outras instituições de ensino superior francesas.

O custo relativamente baixo dos estudos na França é um dos principais fatores de escolha dos alunos estrangeiros. Todas as universidades são públicas e têm o mesmo nível de qualidade. O governo francês toma a seu cargo 90% do custo do ensino e não há distinção entre estudantes franceses e estrangeiros. Os brasileiros pagam a mesma taxa de matrícula que os franceses.

CategoriasAnuidade estimada
Universidades   200 a 400 euros
Escolas de Engenharia    cerca de 600 euros  
Escolas de Arquitetura400 a 900 euros
Escolas privadas5.000 a 12.000 euros   

Com o visto de estudante de longa permanência, é possível trabalhar meio período. Os alunos das instituições francesas ainda têm acesso a restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos especiais para transporte. Além disso, os brasileiros que vão para a França podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsa.

Procedimento Campus France
O processo de candidatura via Campus France é destinado exclusivamente aos estudantes brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil que gostariam de estudar em uma universidade ou instituição francesa conectada ao Campus France para níveis específicos de estudos.

Além do registro dos cursos desejados e envio de documentos, o procedimento Campus France inclui uma taxa e uma entrevista presencial.

Dúvidas e orientações
O Campus France Brasil oferece o serviço de orientação gratuito por e-mail, Skype ou presencial, em seus quatro escritórios. Entre em contato com o escritório responsável pela sua região para esclarecer suas dúvidas:

Minas Gerais: belohorizonte@campusfrancebrasil.com.br
Rio de Janeiro e Espírito Santo: riodejaneiro@campusfrancebrasil.com.br
Região Nordeste: recife@campusfrancebrasil.com.br
Regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e estado de São Paulo: brasil@campusfrance.org

Para mais informações sobre:
- Graduação: clique aqui
- Pós-graduação: clique aqui
- Candidatura via Campus France: clique aqui 
- Trabalhar durante os estudos: clique aqui