Catálogo de temas de pesquisa de níveis Doutorado e Pós-Doutorado Ciência sem Fronteiras

 
Catálogo Ciência sem Fronteiras

França: Qualidade do ensino superior e abertura internacional

 

O ensino superior francês é acessível a todos e um dos melhores do mundo.

A excelência do ensino superior francês é reconhecida no mundo inteiro. Seja qual for o ranking utilizado: Financial Times, European Report on Science & Technologies ou outros, as instituições francesas estão sempre entre as melhores.

A França investe todos os anos massivamente no ensino superior e na pesquisa: A educação está e primeiro lugar nas despesas orçamentarias do estado francês.

 O ensino superior francês recebe mais de 278 000 estudantes internacionais, sendo 25000 doutorandos.

 

 O Doutorado

 

O doutorado na França tem  duração de 3 anos e é acessível para estudantes titulares de um mestrado no Brasil ou de um Master na França.

Para se candidatar a um doutorado na França é necessário, em primeiro lugar, identificar a escola doutoral mais adequada ao seu projeto de pesquisa.

As informações sobre as unidades de pesquisa ou escolas doutorais, com os temas desenvolvidos e os contatos dos diretores de pesquisa, estão disponíveis para consulta no anuário das escolas doutorais (em francês e em inglês).

O contato deverá ser feito diretamente com o responsável da equipe de pesquisa, que irá orientá-lo quanto aos procedimentos de inscrição. Em geral é necessário enviar pelo correio a tradução oficial da documentação referente à sua formação universitária, bem como um atestado de conhecimento da língua francesa e seu projeto de pesquisa. Podem ser solicitadas cartas de recomendação de professores e uma carta de motivação.

Uma vez admitido, o doutorando deve realizar o procedimento Campus France para obter um visto de estudante.

Caso o doutorando vá receber um salário na França e possua uma CONVENTION D'ACCUEIL ele deverá solicitar um visto de pesquisador (visa scientifique). Exclusivamente nesse caso ele estará dispensado do procedimento pré-consular CampusFrance para solicitação de visto de estudante.

Para os futuros doutorandos do programa Ciência sem fronteiras está disponível um catálogo catálogo com mais de 200 temas de pesquisa de Doutorado e Pós-Doutorado! (catálogo atualizado permanentemente)

Faça uma busca por palavra-chave ou por regiões para acessar integralmente às informações:

- Eixos temáticos de pesquisa

- Requisitos de admissibilidade

- Instalações locais

- Laboratórios de pesquisa


 
Clique aqui para acessar o catálogo.