Comunidade reúne instituições de ensino e de pesquisa em ambiente internacional e acolhedor
Communauté Université Grenoble Alpes oferece formações de excelência e destaca a vida universitária em Grenoble


A Communauté Université Grenoble Alpes reúne cinco instituições de ensino superior e três centros de pesquisa. A comunidade soma 64 mil estudantes - sendo 7,2 mil estrangeiros - e 7 mil professores e pesquisadores. Neste grupo de universidades, você encontra cursos de idiomas, graduação, pós e também doutorado - a communauté reúne 14 escolas doutorais, com 3.700 doutorandos - nesse nível de estudo, os estrangeiros alcançam quase metade do total (45%).

Conheça instituições que fazem parte deste grupo e as áreas contempladas:

  • Université Grenoble Alpes: Arts, Literature, Linguistics, Law, Economy, Management, Human and Social Sciences, Sciences, Technology, Health
  • Grenoble INP: Engineering Sciences
  • Sciences Po Grenoble: Political Science, Law, Economy
  • ENSAG: Architecture
  • Université Savoie Mont Blanc: Sciences, Engineering Sciences, Technology, Languages, Literature, Arts, Human and Social Sciences
  • CNRS: Sciences
  • INRIA: Numerical Sciences
  • CEA: Energy, Information and Health Technologies

A Communauté Université Grenoble Alpes tem parceria em 80 países e tem aulas em 20 idiomas.

Vida de estudante
Além da excelência dos cursos, a comunidade universitária oferece outras facilidades aos alunos, como cinco residências universitárias, mais de 200 associações estudantis (incluindo uma orquestra, uma companhia de dança, dois grupos de coral e uma rádio), 38 disciplinas esportivas.

Outra informação importante: em 2016, a cidade de Grenoble foi eleita, pelo décimo ano consecutivo, a melhor cidade para estudantes na França, segundo pesquisa da revista l’Étudiant. Para realizar a pesquisa, a equipe da l'Étudiant analisa cerca de 30 critérios divididos em cinco categorias: a atratividade da cidade, as formações, a vida dos universitários, a qualidade de vida e emprego. No total, foram analisados 43 municípios.

Representantes da Communauté Université Grenoble Alpes estiveram no Brasil em abril deste ano, para divulgar as possibilidades de estudo. Elas participaram de eventos com instituições de ensino. Fique atento à agenda do Campus France Brasil para saber mais sobre os eventos com universidades e escolas francesas!

Para mais informações sobre a Communauté Université Grenbole Alpes, veja os documentos anexos abaixo e seguintes links:

- Site da instituição
- Communauté Université Grenoble Alpes - International 

(29/06/2017)