DUT é o diploma para os cursos técnicos de 2 anos nos Institutos de Tecnologia franceses

A França possui formações curtas, que têm o objetivo de preparar tecnólogos superiores que poderão rapidamente se inserir no mercado de trabalho exercendo funções na indústria e no setor de serviços (comércio, turismo, transportes etc.).

O Diploma Universitário de Tecnologia (DUT) é um diploma nacional entregue a todos aqueles que concluem os cursos técnicos, com média de dois anos, nos Institutos Universitários de Tecnologia (IUT) vinculados às universidades. A obtenção de um DUT é uma das portas de entrada para a formação plena de engenharia nas Écoles d'ingénieur.

O ensino superior francês conta com 115 IUT que oferecem formações em 25 especialidades nos setores de comércio, indústria, transporte, construção, informação e da comunicação. Além de possibilitar uma ótima inserção profissional é uma formação reconhecida internacionalmente e escolhida, a cada ano, por mais de 110.000 estudantes.

A formação é organizada em quatro semestres de cursos teóricos e práticos, incluindo estágios em empresas. Com um total de 1620 a 1800 horas, contemplando projetos supervisionados por um tutor e um estágio obrigatório de, no mínimo, 10 semanas no segundo ano. A formação funciona sob o princípio da avaliação contínua com uma prova de conhecimentos no final de cada semestre (30 créditos ECTS).

Cada uma das especialidades tem seus programas definidos por comissões pedagógicas nacionais compostas de representantes das empresas, dos profissionais, dos professores e do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa.

Para aqueles que desejam obter um DUT, é necessário apresentar no mínimo:

  • Histórico escolar e o certificado de conclusão do ensino médio (com tradução juramentada);
  • Atestado de aprovação em vestibular brasileiro em instituição reconhecida pela MEC no mesmo curso que deseja seguir na França (documentação de aprovação datada de, no máximo, dois anos anteriores);
  • Currículo vitae elaborado diretamente em francês;
  • Comprovação oficial de proficiência em francês. 

O processo de candidatura para o ano letivo 2018-2019 está aberto e vai o dia 15 de janeiro de 2018. As entrevistas presenciais no Campus France vão ocorrer até o 28 de fevereiro de 2018. Saiba mais aqui.