Estudantes estrangeiros podem efetuar procedimentos administrativos em apenas um lugar
Guichet unique - Cité Internationale Universitaire de Paris (Foto: Divulgação)


Todo ano, entre agosto e novembro, a Cité Internationale Universitaire de Paris e o CROUS, com apoio da cidade de Paris e da Região Île-de–France, oferecem uma recepção multisserviços aos estudantes estrangeiros. O objetivo é permitir que eles façam os procedimentos administrativos necessários à sua estadia na França em apenas um lugar. 

O serviços oferecidos são: 

  • Recepção, informação e acompanhamento

É uma recepção animada pela acc&ss Paris e estudantes franceses e estrangeiros poliglotas recrutados para a ocasião. A equipe informa e responde questões ligadas a mobilidade internacional: como encontrar um alojamento em Paris, procedimentos administrativos, regulamentação para trabalhar, como melhor a fluência na língua francesa, atividades de lazer. Depois das primeiras orientações, os estudantes são encaminhados para os outros serviços. 

  • Visita médica/Visto de long séjour valant titre de séjour

Uma unidade local do Office français de l’immigration et de l’intégration (OFII) agenda a visita médica para os estudantes recém-chegados, que ficarão por mais de 6 meses e possuem o visto VLS-TS. Essa visita é obrigatória para validar o visto e deve ser realizada antes de completados 3 meses de estadia na França. 

  • Titre de séjour – Renovação do visto

Uma unidade da Prefeitura de Polícia de Paris recebe os estudante que precisam renovar o visto. 

  • Aide au logement – Auxílio Moradia

Uma equipe da Caisse d’Allocations Familiales (CAF) de Paris ajuda os estudantes a preencherem o formulário on-line de solicitação do auxílio moradia. Eles podem imprimir nos postes informatiques. Dossiês completos poderão ser depositados no local. Um conselheiro técnico fica disponível para solucionar dúvidas e orientar os estudantes. 

  • Autorização de trabalho

Um agente do Bureau de la Main d’oeuvre étrangère – Direction régionale des entreprises, de la concurrence, de la consommation, du travail et de l’emploi (DIRECCTE), informa sobre as autorizações provisórias de trabalho, a legislação de trabalho para estudantes e quais os procedimentos para a solicitação da mudança do status de estudante para assalariado. 

  • Sécurité Sociale

Conselheiros da Mutuelle des Etudiants (LMDE) e da Société Mutualiste des Etudiants de la Région Parisienne (SMEREP) informam sobre o regime de seguro saúde estudantil, bem como sobre os seguros complementares (reembolso, solicitação da carte vitale, declaração de médecin traitant, etc.). Um representante da CPAM esclarece dúvidas sobre o regime geral de seguro saúde (CMU) para estudantes maiores de 28 anos, estudantes assalariados, etc. 

  • Titre de transport

Um representante da RATP está presente para informar e aconselhar os estudantes sobre a compra de tickets ou adesão aos cartões de transporte (Pass Navigo, etc.)

  • Campus France

Um posto da Campus France acolhe estudantes bolsistas do governo francês e esclarece dúvidas sobre os procedimentos que permitem aos estudantes estrangeiros se integrarem às universidades francesas. 

  • CROUS

Uma equipe de agentes multilíngues do CROUS informa sobre as bolsas, as ajudas sociais, os restaurantes universitários, alojamento, assistência médica, transportes, cursos de línguas e dispositivos culturais. 

  • Polo emprego

Um conselheiro propõe ajuda e orientação: redação do CV, definição de competências, conselhos ao procurar emprego. 

Para mais informações, visite o site oficial neste link.

Outras cidades e universidades francesas também oferecem guichets e serviços especiais na rentrée scolaire. Para mais informações, consulte a sua instituição de ensino.

(02/08/2017)