Verifique as orientações especiais do Campus France para os aprovados no programa BRAFITEC/BRAFAGRI

 

Se você foi aceito(a) no programa BRAFITEC/BRAFAGRI verifique as orientações especiais para o preenchimento de seu dossiê pré-consular Campus France!

Para dar início ao preenchimento de seu dossiê pré-consular, é necessário ter em mãos a sua carta de aceite definitiva da universidade francesa. Você deverá escolher a opção ‘Já estou aceito’ e seguir as orientações de preenchimento gerais disponíveis aqui.

- > Atente-se para o preenchimento especial dos seguintes campos:

a.Minha situação pessoal atual > Situação particular

  • Bolsa - Programa BRAFITEC/BRAFAGRI

Anexar carta de concessão de bolsa (À QUI DE DROIT). Caso ainda não tenha recebido sua carta de concessão de bolsa, você poderá repetir o anexo de sua carta de aceite e submeter o seu dossiê para adiantarmos a análise dos outros documentos. Em paralelo, nos envie uma mensagem através da caixa de mensagens de seu dossiê eletrônico declarando ser bolsista da CAPES e que está aguardando a carta de concessão de bolsa.

  • Outro caso – Programa BRAFITEC/BRAFAGRI

b. Meu nível de francês

Anexar o teste de proficiência realizado.

c. Escolho meu projeto de estudos, selecione:

  •  Aceite para um intercâmbio com uma instituição francesa

Escolha um programa de intercâmbio já existente entre a sua universidade e a universidade francesa. Caso não encontre programa, preencha os dados manualmente.

A partir da submissão, o Campus France verificará seu dossiê e, se necessário, solicitará modificações ou validará seu dossiê.

Por possuir a bolsa CAPES para financiar os seus estudos, o seu procedimento pré-consular só será finalizado quando inserir a carta definitiva de concessão de bolsa. Por conta dos prazos, caso ainda não tenha recebido o documento, você poderá solicitar a liberação da etapa de pagamento através de sua caixa de mensagens para adiantá-lo e, uma vez com a carta em mãos, bastará anexá-la em seu dossiê.

O processo será finalizado prontamente. Lembramos que a taxa Campus France não é reembolsável.

Como todo estudante de um programa de cooperação, você está dispensado(a) da entrevista pré-consular Campus France.

AVISOS:

- Estudantes que possuem cidadania europeia não possuem necessidade de visto para a França, portanto não é necessário realizar qualquer etapa junto ao Campus France.

- Algumas instituições preveem a realização de um curso de francês antes do início de suas aulas na universidade, podendo compreender os meses de julho e agosto. Desse modo, nos informe se pretende realizar algum curso de preparação prévio ao período de intercâmbio. Se já possuir a inscrição no curso de francês, anexe-a como projeto de estudos complementar na parte ‘Escolho meu projeto de estudos’, selecionando a opção ‘Aceite em papel recebido fora da plataforma’.