Prepare sua chegada na França > Brésil
 
Passo-a-passo para preparar a sua estadia na França

O mais rápido possível

Antes de sua chegada na França, comece a procurar uma moradia o quanto antes. Você poderá fazer alguns procedimentos à distância. Se você pretende encontrar uma moradia definitiva quando chegar na França, encontre um alojamento provisório para os três primeiros meses.

No site do Campus France, você encontra todas as informações sobre moradia na França: https://www.campusfrance.org/fr/logement-etudiant-en-France

Dois a um mês antes da partida

Garanta o seu visto de estudante. Mais informações no link. http://www.bresil.campusfrance.org/node/6675

Reflita sobre o seu orçamento e verifique como poderá realizar saques na França com o seu cartão de crédito, débito ou outro método de transferência, como cartões pré-pagos. Pense também em levar uma quantia em espécie. Você poderá, mais tarde, abrir uma conta bancária na França.

Uma semana antes da partida

1) Informe a data da sua chegada ao estabelecimento que irá te acolher e, eventualmente, o proprietário do imóvel que irá alugar
2) Faça suas malas, incluindo uma variedade de roupas para todos os tipos de clima
3) Prepare os documentos necessários para a sua viagem e instalação, entre eles:


Documentos de identidade

  • RG
  • Passaporte
  • Certidão de nascimento
  • CNH (se você tem a intenção de dirigir na França)

Documentos relativos aos seus estudos na França

  • Carta de aceite da sua instituição de ensino
  • Atestado de proficiência no idioma (francês, inglês, etc)
  • Diplomas anteriores

Documentos relativos à viagem

  • Passagens de avião e trem, se houver
  • Itinerário a ser percorrido do aeroporto ao alojamento

Documentos relativos à instalação

  • Cópia impressa da reserva da sua moradia
  • Documentos pedidos para entrada no alojamento
  • Lista de contatos e endereços de amigos e conhecidos na França

Dia da sua chegada na França

1) Se você chegar de trem ou avião, você encontrará caixas eletrônicos na maior parte dos aeroportos e estações de trem. Se necessário, aproveite para sacar dinheiro em espécie

2) Chegue no seu alojamento e cumpra as formalidades necessários para a sua instalação

3) Deixe suas malas, descanse um pouco e conheça seu novo bairro J

Durante a primeira semana

Existem 6 formalidades importantes a cumprir a partir da sua chegada. Você deve cumpri-las o quanto antes!

Pagamento da contribuição vida estudantil e campus (CVEC)

Este é o primeiro procedimento, que deve ser realizado antes de todos os outros. É obrigatório para a inscrição no estabelecimento de ensino superior.

A contribuição da vida estudantil e de campus custa 90 euros por ano e você pode pagá-la pela internet no site cvec.etudiant.gouv.fr. Você também poderá pagá-la em espécie numa agência de correios na França.

Nosso conselho: guarde com cuidado o comprovante de pagamento. Ele será solicitado no momento da sua inscrição na universidade.

A contribuição é enviada ao CROUS para facilitar o acolhimento dos estudantes e o seu acompanhamento social, sanitário, cultural e esportivo. Ela também financia ações de prevenção sobre a saúde.

Todos os estudantes inscritos em formação inicial em um estabelecimento de ensino superior francês, público ou privado, devem pagar a contribuição, com a exceção de:

- Titulares de uma bolsa de critérios sociais administrada pelo CROUS ou de uma bolsa concedido por uma região da França

- Beneficiários do status de refugiado e de proteção subsidiária

- Registrados como solicitantes de asilo com direito de permanência no território francês

Mesmo os que tiverem direito à exoneração da taxa devem se conectar ao site para validar a exoneração e emitir um atestado que garantirá a inscrição no estabelecimento de ensino.

Nota: os estudantes inscritos em BTS não devem pagar a contribuição, uma vez que são conectados aos lycées e não aos estabelecimentos de ensino superior.

Consulte o PDF abaixo para saber mais sobre a CVCEC.

Inscrição na instituição de ensino superior

Apresente-se ao serviço de relações internacionais do seu estabelecimento de ensino e aproveite para obter informações necessárias para a sua estadia na França. Em seguida, apresente-se ao serviço de inscrições para finalizar a sua inscrição, pagar as taxas escolares e obter a sua carteirinha de estudante.

Abertura da conta bancária

Para abrir uma conta bancária, você precisará de um comprovante de residência. Enquanto você não encontra uma moradia definitiva, você poderá utilizar o endereço do serviço de relações internacionais da sua universidade. Você também deverá apresentar um documento de identidade e um atestado de vínculo com a instituição de ensino superior (ou sua carteirinha de estudante).

Compare as ofertas de cada uma das instituições bancárias pela internet! Alguns bancos oferecem ofertas especiais para estudantes.

Ao abrir uma conta bancária, você receberá um cartão do banco, um cheque e o seu “relevé d’indentité bancaire” (ou RIB), ou seja, os dados que identificam a sua conta, que será muito útil no seu dia-a-dia (para reembolso de gastos com saúde, pagamento de faturas, etc).

Validação do seu titre de séjour

Se você tem um visto que precisa de validação (ou seja, visto de estudante de duração indeterminada), efetue o procedimento nos primeiros dias depois da sua chegada na França. Com ele, você poderá realizar a sua inscrição na sécurité sociale e poderá viajar durante a sua estadia na França.

As condições de validação dos titres de séjour de estudantes devem sem simplificadas em breve.

Por enquanto, até as modificações serem consolidadas, você deve enviar seu formulário OFFI ao Office français pour l’immigration et l’intégration (OFFI). Em seguida, você receberá uma convocação para comparecer ao OFFI.

Existe uma taxa a ser quitada para o procedimento, que varia entre 58 e 241 euros. A taxa deve ser paga por meio de timbres fiscaux, que podem ser adquiridos na França, nos bureaux de tabac, ou em versão on-line no site www.timbresofii.fr.

No dia da sua convocação, não esqueça de levar os seguintes documentos:

  • convocação;
  • passaporte;
  • comprovante de residência;
  • foto de identidade.

Inscrição na sécurité sociale

Estudantes com nacionalidade europeia:

Se você possui uma Carte Européenne d’Assurance Maladie (CAEM), você não precisa se inscrever na sécurité sociale française. Você pode utilizar a sua carta e receber tratamento na França. Esta carta pode ser solicitada no seu país de origem

Este é o caso de estudantes que possuem nacionalidade de países na União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça.

Estudantes de nacionalidade não-europeia:

Você deverá inscrever-se no regime de seguridade social francesa; A inscrição poderá ser feita on-line, pelo site voltado ao seguro de saúde para estudantes estrangeiros: http://www.etudiant-etranger.ameli.fr/ (o site ainda não está aberto para inscrições)

Este procedimento é obrigatório e permitirá que você receba a sua “carte vitale” (carteirinha de saúde) e solicitar o reembolso parcial de suas despesas médicas. Se desejar, você pode igualmente solicitar uma mutuelle, um seguro complementar que dará o direito ao reembolso total de suas despesas médicas.

Saiba mais no artigo preparado pelo Campus France: https://www.campusfrance.org/fr/sante-securite-sociale-etudiants

Durante o primeiro mês

1) Apresente-se ao estabelecimento de ensino superior para obter a sua grade de horários

2) Visite a biblioteca da sua universidade para verificar se a sua carteirinha de estudante funciona corretamente para este fim (muitas vezes, a mesma carteirinha é utilizada para a retirada de livros)

3) Se a sua universidade propõe atividades de integração, não hesite em participar: é um ótimo meio de conhecer outros estudantes e praticar o seu francês!

4) Enfim, contate associações estudantis para se manter informado das atividades que elas promovem ao longo do ano.

Seja bem-vinda(o) à França e não deixe de compartilhar seus melhores momentos no intercâmbio com a hashtag #campusfrancebrasil!