Campus France te ajuda a organizar a sua estadia no país europeu

 

Você já recebeu a carta de aceite da sua universidade francesa e está se preparando para partir para a França? Já sabe quais são os primeiros passos ao chegar como estudante neste país europeu?

Existem cinco coisas essenciais a fazer logo no início da sua estadia:

 

  1. Se instalar no local informado ao Consulado. Se for provisório (hotel, hostel, etc.), procure um alojamento definitivo, pois um comprovante de endereço sempre será solicitado. 
  2. Se apresentar na universidade para finalizar a inscrição administrativa, geralmente realizada pelo Service de Scolarité. Nesse momento, você pagará a Securité Sociale e receberá o Certificat de Scolarité e a carteirinha de estudante.
  3. Abrir uma conta bancária. É bom comparar as ofertas dos bancos, alguns têm boas propostas para estudantes. A documentação solicitada é: passaporte, comprovante de endereço, carteirinha de estudante e o atestado de inscrição na universidade. Com a conta aberta, você terá o cartão, o cheque e o RIB/IBAN (faça várias cópias, isso sempre será solicitado).
  4. Tenha um número de telefone francês e mantenha-se conectado! As operadoras principais são: Orange, SFR, Bouygues, Free. Pesquise os planos!
  5. Valide o seu "Titre de séjour". Todo estudante que possui um visto de mais de seis meses deve validá-lo junto ao OFII. O procedimento é obrigatório.

 

Para saber mais, veja este vídeo, produzido pelo Campus France Paris (em francês).

Você também pode consultar este link, onde encontrará outros documentos que ajudam na organização da sua viagem e dos primeiros meses na França.

(02/08/2017)