Prorrogação do edital de candidatura: as candidaturas ao programa serão aceitas pela Ecole Polytechnique até o dia 1 de maio e o dossiê deve ser enviado à Embaixada até o dia 2 de maio, os resultados serão divulgados no fim do mês de maio ou no início de junho de 2013.

 

O Ministério francês de Assuntos Exteriores e Europeus – MAEE e o grupo GDF SUEZ criaram um programa de recepção e acompanhamento na França de estudantes estrangeiros de alto nível.

O programa destina-se a estudantes provenientes (nacionalidade e residência) do Brasil, Chile, Índia e Líbano, que estejam matriculados em uma intituição de ensino superior de seu país. Serão concedidas cinco bolsas, duas delas a estudantes brasileiros.

As bolsas destinam-se a um ano de estudos na França, em Master 2, em uma das seguintes formações na Ecole Polytechnique:

- Master Water, Air, Pollution & Energy at Local & Regional Scales (em inglês).

- Master Conception & Management de systèmes informatiques complexes (em francês).

No final do ano de estudos, os estudantes realizarão um estágio em uma das instalações do grupo GDF SUEZ.

Os laureados deste programa receberão do GDF SUEZ uma bolsa de 13 000 euros (dos quais 3 000 euros correspondem à taxa de formação e recepção), tutoria durante o ano na França e uma eventual oportunidade de carreira nas empresas do grupo.

A Embaixada da França se encarregará da bolsa de cobertura social e médica, que confere ao estudante o status de bolsista do governo francês e vantagens associadas. Oferecerá também curso de francês antes da partida para a França.

Os estudantes bolsistas serão hospedados no Campus da Ecole Polytechnique de Saclay.

Mais informações

Chamada de candidaturas (em português)

Edital (em inglês)