Escola é uma das mais respeitadas do mundo em ciências sociais e políticas
Sciences Po: escola é uma das mais respeitadas do mundo em ciências sociais e políticas


A Sciences Po Paris, o mais conhecido Institut d'Études Politiques da França, é uma das mais respeitadas escolas de ciências sociais e políticas do mundo. O campus mais tradicional da Sciences Po Paris fica na Rue Saint-Guillaume, em Saint-Germain-de-Près, no coração de Paris. No total, o instituto tem sete campi.

A escola foi fundada em 1872 e já formou líderes conhecidos nos setores público e privado, como os ex-presidentes franceses rançois Hollande (2012-2017), Jacques Chirac (1995-2007), François Mitterrand (1981-1995) e Georges Pompidou (1969-1974); o político britânico Sir Austen Chamberlain, secretário de Estado de Relações Internacionais (1924-1929) e vencedor do prêmio Nobel da Paz (1925); o professor da Harvard University Stanley Hoffmann; o editor do Le Monde Jean-Marie Colombani (1994-2007); o escritor Marcel Proust, e o fashion designer Christian Dior, entre outras personalidades.

A Sciences Po oferece formações nas áreas ligadas às ciências humanas, sociais e políticas para estudantes e também para profissionais que já têm experiência no mercado de trabalho. Estudantes franceses e internacionais podem se candidatar a programas de graduação, pós, doutorado e também a cursos de verão e MOOCs (cursos on-line). O instituto reúne 13.000 estudantes e 47% deles são de origem estrangeira.    

Bolsas
A Sciences Po recruta seus alunos analisando a excelência do dossiê. O instituto destaca, entretanto, que mantém um compromisso sério ligado às diversidades intelectual, geográfica e social. Quase 30% dos estudantes são bolsistas.

Existem programas de financiamento destinados a estudantes de diversas partes do mundo, inclusive da América Latina.

Representantes da Sciences Po estiveram no Brasil em abril deste ano, para divulgar as possibilidades de estudo. Elas participaram de eventos com instituições de ensino e estudantes. Fique atento à agenda do Campus France Brasil para saber mais sobre os eventos com universidades e escolas francesas!

Para mais informações sobre a Sciences Po e as bolsas de estudo, veja os seguintes links:

- Site sobre as formações (em inglês)
- Site sobre bolsas (em inglês)
- Site da instituição (em francês)
- Vídeo sobre a Sciences Po (em inglês)
- Depoimento de uma estudante brasileira (em português)

Institut d'Études Politiques
No total, a França possui dez institutos de estudos políticos (IEP, sigla para Institut d’Études Politiques). O procedimento de candidatura varia de acordo com o instituto escolhido. Sete deles (de Aix-en-Provence, Lille, Lyon, Rennes, Saint-Germain-en-Laye, Strasbourg e Toulouse) se associaram para propor apenas um concurso para entrada no primeiro e no segundo anos. 

Os estudos nas IEPs duram cinco anos e são divididos em dois ciclos. O primeiro ciclo dura três anos e é multidisciplinar, com matérias ligadas às ciências humanas e sociais. O segundo ciclo é reconhecido como master e é voltado à especialização.

Muita gente acredita que os IEPs formam profissionais que devem atuar em funções governamentais. No entanto, segundo a Onisep (escritório do governo francês para informação sobre o ensino e as profissões), uma pesquisa realizada em 2015 mostrou que 73% dos diplomados na Siences Po Paris trabalhavam no setor privado, 7,6% em organizações internacionais ou instituições europeias e 18,4% no serviço público nacional.

Alguns IEPs expandiram a gama de cursos e, atualmente, também oferecem diplomas de jornalismo e comunicação, marketing e publicidade, finanças, auditoria e gestão, entre outros.

 (14/06/2017)