Reconhecida pela excelência de suas formações e pela notável política de abertura internacional, a Sciences Po inicia o processo de seleção de estudantes estrangeiros para as formações de Bachelor (equivante ao nível Licence do sistema francês) para o ano universitário 2013-2014.

A Sciences Po é um estabelecimento de ensino superior e de pesquisa reconhecido internacionalmente. O objetivo da instituição é o de formar futuros responsáveis pelos setores público e privado, franceses e internacionais, nas áreas de direito, ciências sociais e relações internacionais.

Collège Universitaire da Sciences Po oferece uma formação fundamental em ciências sociais (Economia, Direito, História, Sociologia e Ciência Política) que pode ser enriquecida por um aprofundamento em uma área geográfica do mundo e suas temáticas particulares.

Sete campi na França compõe o Collège Universitaire: Paris, que oferece o programa generalista, os duplos-diplomas com universidades parisienses e o programa de estudos euro-africanos; Dijon, com enfoque na Europa Central e Oriental; Le Havre, para estudos euro-asiáticos; Menton, voltado para o Mediterrâneo e Oriente Médio; Nancy, focado nos estudos franco-alemães; Reims, com ênfase nas relações euro-americanas; e Poitiers, voltado aos estudos euro-latino-americanos.

Os dois primeiros anos dessa formação se passam na França e o terceiro é realizado no exterior, na forma de estágio ou de intercâmbio acadêmico em uma das universidades parceiras da Sciences Po. Após este período, que confere então o diploma de Bachelor, o estudante poderá dar continuidade aos seus estudos integrando uma das formações de Master oferecidas pela Sciences Po no campus de Paris ou mesmo em uma outra universidade de sua escolha.

O procedimento internacional de candidatura só se aplica para os campi regionais. Se o candidato obteve seu baccalauréat ou outro diploma equivalente de estudos secundários, mas deseja realizar sua formação de Bachelor no campus de Paris, deverá prestar o exame de admissão na capital.

O estudante pode apresentar candidaturas para até dois campi em um mesmo ano. O processo de seleção é feito com base na análise de um extenso dossiê e de entrevista oral. Em caso de admissão na primeira etapa, as entrevistas ocorrem em 70 cidades ao redor do mundo.

Os dossiês para graduação em campi regionais da Sciences Po devem ser enviados até dia 22 de março de 2013 para os estudantes que desejem passar pela entrevista no Brasil (a entrevista será realizada no Rio de Janeiro ou em São Paulo entre os dias 12 e 22 de abril de 2013). Para os  alunos que queiram realizar a entrevista fora do Brasil, recomenda-se que acessem o endereço http://admissions.sciences-po.fr/fr/calendriers-college-entretiens para conhecer os outros locais de entrevista, lembrando que os dossiês devem ser enviados até 4 semanas antes da data da entrevista.

Mais informações:

Dossiês de candidaturas para estudantes internacionais em todos os níveis:http://admissions.sciences-po.fr/college-international

Site do Campus de Poitiers: http://college.sciences-po.fr/sitepoitiers/

Site Sciences Po: http://college.sciences-po.fr

Source: 
Comunidade França Brasil