A formação à distância proporciona aos estudantes diversidade real, bem como uma forte coerência.

 

Recentemente lançado, o parcours Langues, sociétés, appropriation de la spécialité distancielle FLE/S : Pluralités, interculturel, politiques linguistiques (PIPOL) que a Faculdade de Letras e Línguas da Université François-Rabelais – Tours apresenta é uma nova especialidade de Master 2 Recherche. Mobiliza várias universidades (Tours, Angers, Le Mans, Rennes II), bem como sociolinguistas e outros profissionais da área a trabalhar de forma complementar e transdisciplinar. Está também totalmente de acordo com as abordagens e idéias desenvolvidas pela equipe de pesquisa PREFics-DYNADIV 4246, que deve supervisionar estudantes de Master 2 – modalidade Recherche.

Desenvolvido para ser ministrado à distância, o curso é próprio para profissionais já atuantes, que querem complementar sua formação acadêmica e de pesquisa de forma definitiva, sem a necessidade de um projeto de Doutorado superior – como nos Masters Recherche convencionais.

A especialidade PIPOL visa desenvolver conhecimentos e habilidades com base em:

- abordagens qualitativas e reflexivas concebidas tanto como conteúdo, e procedimentos, como também objetivos de formação.

- temas da diversidade e pluralidade em questões relacionadas com o desenvolvimento e difusão e apropriação do francês (e outras línguas) em contextos de linguística, cultura e formação.

Os alunos são treinados para identificar, analisar e problematizar situações em que a diversidade linguística e cultural é uma questão importante, contribuir para o desenvolvimento de pesquisa, do ensino, e da sociolinguística.

Para mais informações como funcionamento do curso, condições de admissão e calendário, acesse o link (http://lettres.univ-tours.fr/departements-filieres/master-2-fle-s-recherche-a-distance-267044.kjsp?RH=1191511524535 ) e confira o site da própria instituição de ensino.