Acordo possibilitará novas oportunidades aos estudantes brasileiros

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP e o Instituto de Ciência e Tecnologia de Paris – ParisTech assinaram em 28 de maio de 2012 um acordo de cooperação científica. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de projetos conjuntos, incluindo a troca de pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

ParisTech é um polo de pesquisa e ensino superior – PRES, que reúne 12 das principais Grandes Escolas francesas, como a École Polytechnique e a École des Ponts.  Oferece formações nas áreas de ciências, tecnologias e administração. Possui fortes relações de parceria com instituições brasileiras tanto em nível de formação de alunos de engenharia como de intercâmbio de pesquisadores.

O acordo de cooperação visa a selecionar projetos de pesquisa de interesse para ambas as instituições, propostos por pesquisadores do Estado de São Paulo e a serem desenvolvidos em conjunto com ParisTech. Futuramente, os projetos poderão ser financiados por meio de chamadas de propostas de pesquisa envolvendo a FAPESP e instituições de financiamento da França, como a Agence Nationale de la Recherche – ANR.

O acordo estabelece que a FAPESP e ParisTech organizem workshops anuais que ocorram de forma alternada no estado de São Paulo e na França, promovam intercâmbio de pesquisadores entre laboratórios dos dois países e estimulem a troca de jovens pesquisadores em pós-doutorado.

Mais informações

http://agencia.fapesp.br/15660

Acordo de cooperação FAPESP e ParisTech

Source: 
Site Comunidade França-Brasil