As vantagens de estudar no coração da Europa.

Um país de tradição e inovação. Berço de ideias clássicas e também de tecnologias de ponta, a França sempre figurou na lista dos lugares mais visitados do mundo e também nos destinos preferidos de estudantes. Estudar nesse país é ter garantia de reconhecimento e qualidade da formação, além também de uma proveitosa experiência de vida.

Mais do que uma terra de excelente gastronomia, moda, cultura e estilo de vida, a França espera os estudantes internacionais para que eles possam dar continuidade à característica de um país que sempre esteve aberto ao mundo.

Para os estudantes brasileiros que veem na França uma oportunidade, o Campus France Brasil (agência do governo francês responsável pela promoção dos estudos no país) lista algumas vantagens de se estudar no coração da Europa:

Localização privilegiada

Localizada na Europa Central, a França está em uma posição classificada como “estratégica”. Sua área continental (também chamada de Hexágono) é banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo, além de fazer fronteira com nove países (Espanha, Bélgica, Andorra, Mônaco, Itália, Suíça, Alemanha e Luxemburgo e também é "ligada" ao Reino Unido pelo Canal da Mancha, uma fronteira marítima de 563 km). Logo, é um lugar de excelente acesso. Uma prova dessa realidade é que numerosas Universidades francesas integram disciplinas oferecidas por Universidades de outros países em seus cursos de graduação e pós, além de estágios por toda a Europa, reconhecendo a importância de enriquecer a experiência francesa com novas descobertas e outros aprendizados.

 

Recepção

Entre os alunos matriculados no ensino superior na França, 12% são de origem internacional. O país é o 3º maior destino de estudantes internacionais. A grande maioria dos estabelecimentos de ensino superior tem programas e departamentos especiais para tratar de cooperação acadêmica e das aplicações de estrangeiros. 

Qualidade de vida

O Governo Francês oferece aos estudantes uma grande variedade de auxílios e descontos, garantindo sua qualidade de vida. Além de excelência do ensino público para todos, um sistema de saúde moderno, uma rede de transportes eficaz, auxílios para moradia e alimentação e acesso privilegiado a museus e centros culturais e esportivos estão disponíveis aos estudantes do mundo inteiro. Para os momentos de lazer, aliada à proximidade das cidades mais famosas da Europa, a França também tem uma rara variedade de paisagens com praias paradisíacas, Alpes, grandes centros urbanos, e opções para todos os gostos, bolsos e estados de espírito. Vanguarda na literatura, moda, cinema, teatros e óperas, a França é historicamente conhecida como um país de efervescência cultural. Em seu território, estão os mais famosos museus do mundo. Seus cafés, padarias e restaurantes representam a gastronomia internacionalmente reconhecida. Tudo isso faz parte do dia a dia de quem vive no país.

Falar francês é abrir-se para o mundo

A língua francesa é falada por 200 milhões de pessoas no mundo e é a língua oficial de 32 países. É a única língua depois do inglês a ser falada nos 5 continentes. As três capitais da União Européia (Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo) são francófonas e, dentro de suas instituições, o francês é a língua de trabalho juntamente com o inglês e o alemão. O francês é também uma das duas línguas de trabalho na ONU, e em outras organizações internacionais.

Formações reconhecidas

Estudar na França é também se beneficiar da qualidade do ensino superior do país. Os estabelecimentos que ministram cursos, sejam eles em níveis de graduação, mestrado, especialização ou doutorado, são reconhecidos internacionalmente por sua organização e também pela relevância de suas pesquisas. Diplomas nacionais franceses são válidos em toda a Europa e também muito valorizados no mercado de trabalho mundial. A possibilidade de o estudante complementar a formação com estágios e até trabalhos remunerados existe e dá mais crédito aos estudos realizados no país.

O site do Campus France Paris reúne ainda informações específicas com motivos e procedimentos especiais para estudar diferentes áreas na França, como Medicina, Humanas, Engenharia etc. São fichas contendo dicas e links úteis para pesquisa. A maioria delas está em francês, mas algumas podem ser encontradas em português.

Estude na França! Complete sua formação pessoal e profissional no coração da Europa com todo o apoio do Campus France!