Vigência > Brésil
 
Dependendo do tipo de visto emitido, ele está sujeito a condições distintas

O visto de categoria “étudiant” emitido para os brasileiros é sempre um visto do tipo “long séjour” (longa permanência). No entanto, ele pode ser emitido por um período determinado dependendo da duração do curso ou ter validade de um ano com possibilidade de renovação.

LONG SEJOUR TEMPORAIRE

O estudante titular de um visto deste tipo não precisa realizar nenhuma formalidade junto às autoridades francesas quando de sua chegada ao país. Não é necessário solicitar ‘carte de séjour’ ou comparecer ao ‘OFII - Office Français de l'Immigration et de l'Intégration’ no momento da chegada na França. A duração da permanência na França é limitada à validade do visto. 

Este tipo de visto, com a menção “Dispense temporaire de titre de séjour”, não permite que o estudante trabalhe durante os estudos e/ou peça auxílio-moradia do governo francês.   

Este tipo de visto não pode ser renovado na França. Uma vez expirado o prazo do visto, o estudante deve retornar ao Brasil. 

VLS-TS – VISA LONG SEJOUR – VALANT TITRE DE SEJOUR

O estudante que obtiver esse visto receberá juntamente com o seu passaporte um formulário de 'Demande d'attestation OFII' a ser preenchido e encaminhado para o OFII (Office Français de l’Immigration et de l’Intégration) assim que chegar na França. A validação do OFII é um procedimento obrigatório que deve ser realizado nos 3 primeiros meses após a chegada. Caso não seja cumprido, o visto perderá validade após 3 meses da sua data de início da validade. Aquele que não cumprir com essa formalidade deverá retornar ao Brasil e solicitar um novo visto. Para saber mais sobre a validação do visto na França, clique aqui.

Este tipo de visto permite que o estudante trabalhe durante os estudos, desde que o limite anual de horas permitidas seja respeitado. Saiba mais.

Para saber como renovar o visto VLS-TS, consulte a página Como renovar?