Como renovar seu visto de estudante na França

estudantes na frança
Estudantes, Pesquisadores

Estas orientações servem apenas para vistos long séjour valant titre de séjour – VLS-TS emitidos no Brasil.

Atenção! Se você possui um visto LONG SÉJOUR TEMPORAIRE (dispense temporaire de titre de séjour), NÃO é possível realizar a renovação na França. Caso queira permanecer no país, deverá retornar ao Brasil e solicitar um novo visto.

Na renovação do visto de estudante na França, é emitido um documento chamado titre de séjour. Concretamente, o titre de séjour é uma carteirinha plastificada, independente do passaporte. Para a realização do processo é cobrada uma taxa.

Quais titres de séjour são renováveis?

Visa long séjour valant titre de séjour (VLS-TS)

Se você deseja ficar na França para continuar os estudos e seu VLS-TS está prestes a expirar, você pode renovar seu titre de séjour. É possível solicitar a sua carte de séjour pluriannuelle. Este procedimento é pago. A primeira carte de séjour pluriannuelle, emitida sob determinadas condições, terá a duração equivalente ao número de anos restantes do ciclo de estudos no qual você está inscrito.

Por exemplo, se você terminou seu primeiro ano de licence na França, você pode beneficiar de uma carte de séjour pluriannuelle válida por dois anos, ou seja, até o final do terceiro ano da licence. Se você continuar os estudos em uma grande école, a renovação do seu titre de séjour será válida até a obtenção do seu diploma.

Carte de séjour pluriannuelle

Se você deseja ficar na França para continuar os estudos e a sua carte de séjour plurianneulle está prestes a expirar, é possível solicitar a sua renovação. Este procedimento é pago. A nova carte de séjour pluriannuelle, emitida sob determinadas condições, terá uma duração correspondente ao número de anos do próximo ciclo de estudos ao qual você se inscreverá.

Por exemplo, se você acabou de terminar uma licence na França e solicitou uma nova carte de séjour para continuar cursando o Master, ela terá duração de dois anos.

Como renovar o titre de séjour?

Onde?

O pedido de renovação do seu titre de séjour pode ser feito através da plataforma nacional ANEF-séjour: https://administration-etrangers-en-france.interieur.gouv.fr/

Você também pode solicitar a renovação na préfecture do département onde você mora ou na préfecture do département do seu estabelecimento de ensino. Para encontrar o endereço da préfecture, consulte o site do Ministério do Interior.

Dica

Alguns estabelecimentos de ensino superior dispõem de um dispositivo específico de acolhimento e acompanhamento de estudantes estrangeiros, chamado “Bureau d’accueil”. Neste serviço, você encontra suporte para os procedimento de renovação do titre de séjour.

 Quando?

Dois meses antes da expiração do seu titre de séjour.

Se você solicitar uma renovação de titre de séjour depois da expiração do mesmo, salvo casos de força maior, você deverá pagar uma taxa de regularização do visto no valor de 180 euros.

Veja o tutorial do Campus France que explica o passo a passo aqui.

Quais são as condições para obter uma renovação

As condições que se aplicam para conseguir uma renovação do titre de séjour são as mesmas que se aplicam para o primeiro pedido de visto:

  • Estar inscrito em um estabelecimento francês de ensino superior;
  • Possuir recursos financeiros equivalentes a 615 euros mensais.

No caso de renovação, será preciso justificar o compromisso com o projeto de estudos na França (assiduidade, resultados de exames, diplomas obtidos etc.). Reprovações, por si só, não caracterizam falta de compromisso com o projeto de estudos.

Para renovar o visto, é preciso pagar uma taxa de por meio de “timbres fiscaux”

Quais documentos anexar à demanda de renovação?

  • Passaporte com o titre de séjour;
  • Certidão de nascimento com a filiação;
  • Um atestado de inscrição no próximo ano letivo;
  • O histórico de notas do ano letivo que acabou;
  • Um documento que ateste os recursos financeiros necessários para continuar seus estudos na França (615 euros por mês);
  • Um atestado da sécurité sociale (emitido pela Caisse Primaire d’Assurance Maladie, que você pode obter no seus espaço pessoal do site ameli.fr); 

 

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir