Estas orientações servem apenas para vistos emitidos no Brasil para mais de seis meses de estudos (visa long séjour valant titre de séjour – VLS-TS)

Atenção! Se você possui um visto de até seis meses (dispense temporaire de titre de séjour), NÃO é possível realizar a renovação na França. Caso queira permanecer no país, deverá retornar ao Brasil e solicitar um novo visto de estudante.

Na renovação do visto de estudante na França, é emitido um documento chamado titre de séjour. Concretamente, o titre de séjour é uma carteirinha plastificada, independente do passaporte. Para a realização do processo é cobrada uma taxa.

Onde solicitar a renovação?

Geralmente, a solicitação de renovação do visto (visa long séjour valant titre de séjour – VLS-TS) é realizada junto à Préfecture ou Sous-préfecture do local de sua residência.

Os estudantes que residem em Paris devem se dirigir à Préfecture de Police.

Quando solicitar?

Dois meses antes do vencimento de seu visto de estudante obtido no Brasil, você deve solicitar a renovação do mesmo à Préfecture.  É fortemente recomendável entrar em contato com a Préfecture antes desse prazo para orientações dos procedimentos a seguir.

Para os estudantes que residem em Paris, é obrigatório o agendamento on-line no site da Préfecture de Police de dois a três meses antes do vencimento do VLS-TS.

Assim que a solicitação de renovação é realizada, o estudante recebe um documento provisório chamado récépissé. Este récépissé é válido como titre de séjour temporário.

A Préfecture realiza a análise do pedido de renovação mesmo se o estudante o solicitar com atraso. Porém, isso não é aconselhável. Dessa forma, fique atento a data de vencimento de seu visto e siga o prazo!

Quais documentos serão necessários?

Para renovar o visto, o estudante deverá apresentar um certificado de inscrição na instituição de ensino, que comprova que dará continuidade aos estudos na França, assim como o histórico de notas ou outro documento que ateste a aprovação e a assiduidade anteriores.

O estudante deverá ainda comprovar recursos financeiros para se manter na França durante o novo período de estudos. São aceitos todos os comprovantes, desde que somem a quantia mínima de 615 euros. Se durante a primeira estada na França o estudante tiver trabalhado, os recursos provenientes das atividades remuneradas podem ser considerados.

ATENÇÃO: Caso a documentação esteja incompleta, você não receberá o seu récépissé.

Para mais informações sobre a renovação do visto na França, consulte: http://vosdroits.service-public.fr/particuliers/N110.xhtml

ATENÇÃO!

Os estudantes que retornam ao Brasil sem renovar o titre de séjour, mas precisam voltar para a França para dar continuidade aos estudos devem se informar junto ao Consulado onde foi emitido o visto inicial. Solicite informações sobre o procedimento a ser seguido, questionando sobre a necessidade de realizar novamente o procedimento pré-consular Campus France ou comparecer diretamente ao consulado.