Saiba como será seu esquema de estudos na França

O ano letivo

Na França, o ano letivo inicia-se em setembro ou outubro e termina em maio ou junho, dependendo da instituição de ensino e da formação cursada.

Durante o Natal e o Ano Novo as aulas são interrompidas em média por duas semanas. Os dois semestres (setembro-janeiro e fevereiro-junho) são divididos por uma curta interrupção das aulas, após o período de provas do primeiro semestre. As férias longas de verão duram pouco mais de dois meses e acontecem em julho e agosto.

Os tipos de aulas

Particularmente no nível licence, há dois tipos de aulas:

  • Cours magistraux: Ministrados em um anfiteatro de capacidade para 100 a 1000 alunos, os cours magistraux são aulas unicamente expositivas nas quais o estudante apenas toma nota da matéria. Ao fim do curso, o professor disponibiliza uma apostila para que os alunos possam se preparar para os exames finais.
  • Travaux dirigés-TD e travaux pratiques-TP: São aulas ministradas em salas menores, para um número limitado de alunos. Estes tipos de aulas ilustram e complementam os cours magistraux. A presença nos TD e TP é obrigatória.

As formações de master geralmente são ministradas em aulas do tipo "séminaire", em que o professor expõe o conteúdo de aula e os estudantes participam com dúvidas e comentários.

Para as formações profissionais na universidade (DUT e licences professionnels e masters professionnels), são propostos, além dos TP e TD, estágios e períodos de atividades práticas de empresas.