Os pós-doutorandos são dispensados do procedimento Campus France

 

Para candidatar-se a um pós-doutorado na França é necessário, em primeiro lugar, identificar a escola doutoral mais adequada ao seu projeto de pesquisa.

As informações sobre as unidades de pesquisa ou escolas doutorais, com os temas desenvolvidos e os contatos dos diretores de pesquisa, estão disponíveis para consulta no anuário das escolas doutorais.

O contato deverá ser feito diretamente com o responsável da equipe de pesquisa, que irá orientá-lo quanto aos procedimentos de inscrição. Em geral é necessário enviar pelo correio a tradução oficial da documentação referente a sua formação universitária, bem como um atestado de conhecimento da língua francesa e seu projeto de pesquisa. Podem ser solicitadas cartas de recomendação de professores e uma carta de motivação.

Uma vez admitido, o pós-doutorando deve certificar-se de que o laboratório encaminhará a documentação requerida pelo Consulado da França para a obtenção de um visto de cientista (visa scientifique). Para tal, é obrigatória a apresentação de uma CONVENTION D'ACCUEIL. Esse documento deve ser encaminhado ao pós-doutorando pelo laboratório de pesquisa e deve estar carimbado e assinado pelo responsável pela instituição francesa e carimbado pela préfecture da cidade.

O Campus France e os Consulados não emitem Convention d'Accueil.

Atenção:

Pós-doutorandos devem partir para a França com um visto de cientista e não de estudante. Os pós-doutorandos estão dispensados do procedimento CampusFrance e devem apresentar-se diretamente ao Consulado para a solicitação de visto.

Consulte os sites dos Consulados franceses no Brasil para mais informações.