Processo pré-consular para estudantes já admitidos/inscritos

Estudantes, Pesquisadores

Passo a passo do processo pré-consular Campus France para estudantes que já obtiveram uma carta de admissão ou pré-inscrição em uma instituição de ensino superior francesa

Se você já possui sua carta de admissão em uma instituição francesa de ensino superior e necessita obter seu visto de estudante para a França, é necessário que você cumpra as etapas pré-consulares do procedimento Campus France. Dê entrada no procedimento com antecedência máxima de três a dois meses antes do início de suas atividades na França.

O procedimento pré-consular Campus France possui, em seu total, cinco etapas. No entanto, determinados projetos de estudos podem ser dispensados da entrevista pré-consular Campus France. Não confunda esta entrevista com o comparecimento pessoal no consulado, que é obrigatório a todos. No consulado não há entrevista, apenas entrega da documentação consular e coleta dos dados biométricos (foto e impressões digitais).

Confira nosso Ateliê de Preenchimento para tirar suas dúvidas!

O procedimento pré-consular Campus France

O procedimento pré-consular Campus France é realizado em 5 etapas:

1) Cadastro online no Campus France Brasil

- Crie seu dossiê na plataforma Études en France. Se tiver problemas para criar ou acessar o seu dossiê, preencha o formulário.

2) Preenchimento do formulário online Campus France

- Escolha a opção "Já estou aceito".

- Na etapa "1.1 Escolho meu projeto de estudos", selecione o tipo de dossiê que deseja preencher:

  • Um aceite para um programa de intercâmbio com uma instituição francesa – se você foi aceito para um ou dois semestres de estudos dentro de um acordo de intercâmbio entre sua universidade brasileira e a instituição francesa. Anexe a carta de aceite recebida pela instituição francesa.
  • Um aceite em papel recebido fora da plataforma Etudes en France - se você foi aceito por uma instituição de ensino superior francesa para uma formação plena (LMD, Bachelor, D.U, etc.), doutorado pleno, curso de francês nas escolas com selo Qualité Fle, ou recebeu uma convocação para realizar exames de admissão na França. Anexe a carta de aceite recebida pela instituição francesa.
  • Um aceite eletrônico através da plataforma Etudes en France - se você foi aceito por uma instituição francesa no seu processo de candidatura realizado na plataforma Etudes en France (DAP BLANC, DAP JAUNE, DUT, L2, L3, M1 ou M2).

- É possível anexar dois projetos de estudos diferentes, mas complementares, caso você já tenha em mãos as duas cartas de admissão nas instituições francesas. Por exemplo, se realizará um programa de duplo-diploma, mas antes do início das aulas, fará dois meses de curso de francês intensivo.

- Preencha "Minhas informações pessoais" e anexe os documentos solicitados: foto, documento de identidade válido (RNE obrigatório para estrangeiros) e comprovante de situação particular (se houver).

- Preencha "Meu percurso e meus diplomas" e anexe os comprovantes dos documentos solicitados: diplomas, históricos de notas ou comprovante de vínculo com a instituição brasileira. Não é necessária a tradução destes documentos.

- Preencha “Minhas competências linguísticas” e anexe seu comprovante do teste de proficiência em francês realizado (se houver). Se você não possui um teste de proficiência, bastará preencher o campo “Meu nível de francês”. Para declaração de estadas na França, você poderá anexar comprovantes (opcional).

Veja aqui como reduzir o tamanho de seus arquivos com qualidade.

3) Submissão de seu dossiê pré-consular ao Campus France

- Após preenchimento de seu dossiê, clique em “Verifico se tudo está completo e confirmo minha escolha” para submeter seu dossiê.  Após a submissão de seu dossiê pré-consular, a equipe Campus France terá até 72 horas para validar o seu processo.

- Nossa equipe poderá, eventualmente, solicitar correções em seu dossiê. Realize as correções com atenção e submeta novamente seu dossiê para nova avaliação.

4) Pagamento da taxa administrativa Campus France (R$570,00)

- Após receber as orientações para a realização do pagamento em seu dossiê eletrônico, realize-o em até dois dias úteis. O pagamento será validado no dia útil seguinte ao depósito. Atenção: Os pagamentos não são reembolsados.

Casos de isenção da taxa Campus France, mediante comprovação durante o procedimento
  • Bolsistas do governo francês (BGF): Eiffel, Quai d’Orsay-Entreprise, DGA;
  • Bolsistas da União Européia (Erasmus Mundus, Erasmus +)
  • Titulares do diploma francês de baccalauréat obtido nos últimos 4 anos
  • Aprovados no processo de candidatura DFMS/DFMSA

- Após a validação de seu pagamento, você será informado(a) sobre o agendamento da entrevista Campus France. Para aqueles que são isentos desta entrevista, o dossiê é finalizado logo após a validação do pagamento e as orientações necessárias para o pedido de visto junto ao Consulado serão enviadas.

5) Agendamento de sua entrevista pré-consular Campus France

- Para agendar sua entrevista pré-consular, você deverá escrever um e-mail para o endereço informado. Não tente agendar ou cancelar a sua entrevista pela plataforma. A entrevista pré-consular é obrigatoriamente presencial em um local habilitado no Brasil (atualmente 15 cidades habilitadas).

CASOS DE DISPENSA DA ENTREVISTA PRÉ-CONSULAR

  • Doutorandos (doutorado pleno)
  • Estudantes em mobilidade acadêmica: intercâmbio de graduação e de mestrado
  • Bolsistas Capes-Cofecub
  • Programa de Duplo Diploma
  • Programa Erasmus Mundus
  • Programa AMERINSA (INSA Lyon)
  • Programa Arcus
  • Bolsistas do governo francês (BGF): Eiffel, Quai d’Orsay-Entreprise, DGA;
  • Beneficiários de bolsas regionais (Île-de-France, Rhône-Alpes, PACA, etc.)
  • Bolsistas Peugeot e Fondation Renault
  • Bolsistas Alstom (convênio com INP Grenoble)
  • Bolsistas da Ecole Normale Supérieure (Paris, Cachan e Lyon)
  • Admitidos via rede CampusArt ou N+i
  • Estágios de medicina FFI (Faisant Fonction d’Interne) com inscrição em formação de especialização DFMS ou DFMSA
  • Estudantes que possuem o diploma francês de baccalauréat (BAC) obtido nos últimos 4 anos
  • Estudantes que foram selecionados através de entrevista presencial no Brasil confirmada pela instituição de ensino

ENTREVISTA PRÉ-CONSULAR OBRIGATÓRIA

  • Cursos de Francês
  • Admissões a partir de candidaturas individuais em instituições conectadas ou não-conectadas ao dispositivo Campus France (Licence, Master, MBA, etc.)
  • Cursos em escolas privadas que dão direito ao visto de estudante

Realizada a entrevista, o seu dossiê estará finalizado e você receberá as orientações necessárias para o seu pedido de visto junto ao Consulado de sua circunscrição.

Consulte nosso FAQ caso possua dúvidas sobre o preenchimento do dossiê eletrônico. Caso você não se inclua em uma das categorias acima relatadas ou tenha dúvidas sobre seu caso, não hesite em entrar em contato com a equipe Campus France Brasil.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir