Viver na França foi importante não apenas para minha formação acadêmica, mas também para meu amadurecimento pessoal

 
Juliana fez intercâmbio na Sorbonne, em Paris
Juliana, Brasil

"Participei de um programa de intercâmbio firmado entre a USP e a Université Paris 4 – Sorbonne, entre setembro de 2010 e julho de 2011. Como escolhi a graduação em Letras, com ênfase em língua e literatura francesas, a estadia na França foi de extrema importância para complementar a minha formação: além de desenvolver minhas habilidades linguísticas, ainda pude travar um contato mais próximo com a literatura e a crítica literária francesas e me confrontar com metodologias e um sistema de ensino bastante diferentes daqueles que conhecia.

Ir para a França através de um programa de intercâmbio me parece ser a maneira mais fácil de ter a experiência de viver em outro país. O processo seletivo é mais simples e, ao final do intercâmbio, pude validar os créditos cursados no exterior. Também pude sempre contar com a ajuda da CCInt, o organismo responsável pelos intercâmbios na USP, para solucionar as questões burocráticas.

Viver na França foi importante não apenas para a minha formação acadêmica, mas também para o meu amadurecimento pessoal; espero poder voltar durante o mestrado!"