Paris a “cidade luz”

 

Préfecture: Paris

Outras cidades importantes: Melun, Versailles, Évry, Nanterre, Bobigny, Créteil, Pontoise

Population: 11.786.234 habitantes (2010)

Ao lado dos monumentos emblemáticos, surgiram novos sítios: o Instituto do Mundo Árabe, o Museu das Artes Primativas do Quai Branly, a Cinemateca, a Cidade da Música, o Grande Arche de la Défense, a Ópera Bastille, a Biblioteca François Mitterrand (no coração de um bairro novo), o Centro Pompidou, Docks en Seine, Le Cube em Issy-les; a Catedral da Ressurreição em Evry, o Estádio de França em Saint-Denis, o Museu Mac/Val em Ivry-sur-Seine.

Paris é o palco de mais de 700 eventos por ano: concertos, exposições, performances, feiras, festivais tais como o Festival Banlieues Bleues, Solidays, Rock en Seine... A cidade torna-se constantemente uma montra para modernos e inovadores artistas assim como mantém a ligação à arte tradicional. As instituições culturais abundam, desde museus, a óperas, a teatros... animação é coisa que não falta! A cidade pulsa de eventos culturais! Eram precisas mais 24h para descobrir tudo!

Alguns dos eventos mais conhecidos e que mais animam as ruas da cidade, anualmente, são o Carnaval Tropical de Paris, a Techno Parade, a Gay Pride, e as festividades da noite branca. Outros festivais, tais como Jazz em Saint-German-des-Prés ou a Feira de Sait-Germain, já com forte tradição, mostram como a cidade se mantém, de certa forma, ligada às suas raízes culturais mais antigas.

 Além dos grandes e visitadíssimos eventos culturais, os que por ali passam podem apreciar diferentes eventos desportivos, entre eles o Hermés Show de saltos no Grand Palais, o torneio de ténis Roland-Garros e a meta da Volta a França de bicicleta nos Campos Elísios.

Ile-de-France consegue agregar tudo o que há diversidade nos revela. De arte contemporânea às mais arcaicas, das comidas típicas às batatinhas fritas, de eventos culturais aos desportivos, tudo isso aliado a muito charme e encanto francês!

 

Descubra a região com Atout France:

 

(Clique no logo para acessar a pagina)

As universidades na região:


Centre de Formation des Journalistes CFJ - Paris 



IAE de Paris

INALCO - Institut national des langues et civilisations orientales - Paris

IUFM de Créteil

Sciences Po Paris

Université de Cergy-Pontoise

Université de Versailles Saint-Quentin en Yvelines

Université Évry Val d’Essonne

Université Panthéon-Assas - Paris 2

Université Paris 1 - Panthéon - Sorbonne

Université Paris 13

Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis

Université Paris Dauphine

Université Paris Descartes

Université Paris Diderot

Université Paris Est Créteil Val-de-Marne

Université Paris Est Marne-la-Vallée

Université Paris Ouest

Université Paris-Sorbonne Paris IV

Université Paris-Sud 11

Université Pierre et Marie Curie Paris 6

Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3