5 perguntas a se fazer antes de escolher o seu Master

Antes de inscrever-se em um programa de Master na França, é importante se colocar algumas perguntas. A sua escolha deve ser pertinente e muito bem pensada, já que a ideia é que você dê continuidade aos seus estudos superiores na área certa para você: um assunto que te agrade, que seja do seu domínio e esteja no seu nível de estudos.

Selecionamos, para a sua orientação, 5 perguntas que você deve fazer antes de escolher o seu Master, para que você reflita sobre essa importante etapa. A escolha do Master demanda atenção e dedicação de sua parte pois trata-se do seu futuro escolar e profissional.

Qual é a diferença entre Master recherche e Master professionnel?

Na escolha do Master, são oferecidas duas opções: o Master recherche ou o Master professionnel. Como os nomes indicam, a diferença reside na finalidade destes dois, eles não têm a mesma função. Enquanto um te direciona à carreira acadêmica, no caso a continuidade dos estudos com o doutorado, o outro tem como foco o ingresso no mercado de trabalho.

Eu estou à procura de um curso com nível bac+5 reconhecido pelo governo francês?

Existem diversos programas de Master que não são necessariamente reconhecidos pelo estado, sob diferentes nomenclaturas como Mastère, MSc, MS ou ainda MBA, oferecidos por escolas de administração ou engenharia que podem oferecer um diploma de bac+5.

Quanto eu estou disposto a gastar com a pós-graduação?

Algumas modalidades de Master pressupõem um investimento considerável, portanto, a relação custo-benefício deve ser minuciosamente estudada antes da escolha. Faça os seus cálculos antes de tomar a decisão!

Quais oportunidades se abrem com essa nova formação?

Esta é, certamente, uma das questões mais importantes. Quais profissões eu poderei exercer quando conseguir o meu diploma? Eu escolhi o Master certo para poder trabalhar na área que eu almejo?

Quanto tempo vai durar a formação que eu escolhi?

A duração da formação não é necessariamente importante para muitos, mas pode interessar um cento número de candidatos. Se você é detalhista ou por outro motivo quer saber essa informação (no caso de fazer a formação no exterior, por exemplo), não esqueça de informar-se antes e programar-se.