Para alunos que iniciarão uma formação Master (M1 ou M2) em uma instituição da região Île-de-France

Bourse Master Île-de-France

A bolsa Île-de-France dirige-se aos estudantes estrangeiros iniciando uma formação Master em um estabelecimento de ensino superior na região Île-de-France, em qualquer área de estudos, exceto nos cursos que conduzem a diplomas de mastères spécialisés, magistères* ou MBA.

 

Candidatos de todas as nacionalidades podem postular a bolsa, mas será dada prioridade àqueles das zonas de cooperação da Região – como é o caso da cidade e do estado de São Paulo — ou de países emergentes. A bolsa é vedada a quem possui dupla nacionalidade, sendo uma delas a francesa, ou já é favorecido por algum auxílio do governo francês.

 

O programa busca apoiar estudantes de até 30 anos que não estejam realizando estudos na França no momento da atribuição do benefício. Compreende um montante anual de 10.500 euros, além de reserva e pagamento de um alojamento individual. O período letivo na França não pode ser inferior a 10 meses.

 

O estrangeiro deve comunicar seu interesse pela bolsa Master Île-de-France ao estabelecimento de ensino superior no qual deseja ingressar. Os estabelecimentos encarregam-se da pré-seleção e encaminham as candidaturas à Região.

 

Recomendamos que os interessados na bolsa redobrem a atenção aos prazos e realizem a candidatura o quanto antes.

 

Mais informações no site: http://www.iledefrance.fr/aides-regionales-appels-projets/bourse-accueil-master-ile-france

 

*O magistère é uma formação profissionalizante que conjuga conhecimentos fundamentais e uma especialização. É acessível aos titulares do BAC+2 (DEUG/Licence 2, classes préparatoires aux grandes écoles), tem duração de três anos e dá acesso simultâneo aos diplomas L3, M1 e M2. Assemelha-se às formações profissionalizantes BAC+5 e às escolas de engenharia ou comércio.