Objetivo é reunir ex-alunos que estudaram no país europeu e desenvolver diálogo e parcerias.

Ex-estudantes estrangeiros de universidades francesas têm um espaço exclusivo para manter contato com o país europeu: a rede France Alumni. A rede social profissional tem o objetivo de reunir ex-alunos internacionais que estudaram no país europeu e desenvolver o diálogo e as parcerias entre eles, as empresas e as instituições francesas.

A rede France Alumni foi lançada em novembro de 2014, no Quai d’Orsay, em Paris, pelo então ministro das Relações Exteriores e do Desenvolvimento Internacional, Laurent Fabius, e pela então secretária de Estado do Ensino Superior e da Pesquisa, Geneviève Fioraso. Até o segundo semestre de 2016, o site internacional (www.francealumni.fr/) contava com mais de 45 mil inscritos, de diversos países.

A rede France Alumni Brasil foi lançada oficialmente em São Paulo, em outubro de 2015, durante visita do secretário de Estado de Comércio Exterior e da Promoção do Turismo, Matthias Fekl. A plataforma France Alumni Brasil (www.brasil.francealumni.fr), voltada à comunidade brasileira, ultrapassou a marca de 3 mil inscritos em outubro de 2016. É a maior comunidade da rede internacional France Alumni. No nosso site, há divulgação de notícias e eventos que interessam aos alumni, oferta de vagas em organizações francesas que atuam no Brasil, além de fóruns para interação entre ex-estudantes, empresas, universidades, escolas e centros de pesquisa.

A comunidade France Alumni Brasil conta também com um grupo no LinkedIn (https://goo.gl/AXVcdB) para divulgar as atividades da rede, vagas de trabalho e desenvolver os diálogos entre os participantes. 

Em 2016, a rede France Alumni Brasil lançou os Clubes France Alumni. A ideia dos clubes é reunir, em cada cidade brasileira, osalumni que têm interesse em criar redes de contatos e ampliar suas experiências de intercâmbio depois da volta para o Brasil. Seis clubes estão em funcionamento: em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Natal e Belém.