Pertinho de várias cidades interessantes, com muitos meios de locomoção, morar em Besançon e viajar pela Europa não é tarefa difícil!

 
Mayra estudou francês na CLA, escola de idioma da universidade francesa
França, France, Brasil
Mayra, Brasil

Mayra Lima Custodio, vencedora do concurso de vídeos "Quero estudar na França - Edição Canção Francesa", realizado pelo Campus France Brasil, contou como foi a sua estadia na cidade de Besançon e o seu curso de francês no CLA (Centre de Linguistique Appliquée). O depoimento foi dado em fevereiro de 2016, logo após sua viagem.

"Besançon, apesar de não ser muito conhecida pelos brasileiros, é uma cidade surpreendente! É a capital da região Franche-Comte, com aproximadamente 110 mil habitantes e, mesmo pequena, tem praticamente toda a estrutura de uma metrópole: grande malha de ônibus, estação de trem, ótimo comércio, cinema, museus, teatro, parques, e claro, um rio encantador (Doubs) que envolve a cidade deixando-a com um ar tipicamente Europeu! (...)

Não conheço outros cursos de francês na França, mas pelo que pude conversar com os estrangeiros, muitos deles já disseram que o CLA era bem melhor do que outros cursos que estudaram em outras cidades.

Além disso, existe a bolsa Victor Hugo que arca com a maior parte dos custos do estudantes que desejam cursar graduação ou pós na cidade. Pelo que conheço das bolsas na França, ela só perde para a Bolsa Eiffel!

O custo de vida é bem abaixo das grandes cidades, e ainda assim tem bastante coisa pra fazer, principalmente se fizer amigos, porque são muitos estudantes!

Pertinho de várias cidades interessantes, com muitos meios de locomoção, morar em Besançon e viajar pela Europa não é tarefa difícil!

Acredito que seja um lugar a se pensar quando se trata de estudar na França, e que, como já disse, guarda grandes surpresas!"

Mayra também falou mais sobre a cidade, o transporte, as viagens realizadas, o alojamento e o restaurante universitário, entre outros tópicos. Para ler o depoimento completo, clique aqui.