Encontre sua formação

Muitas ferramentas podem te ajudar a escolher uma formação de acordo com seu nível e sua área de estudos no ensino superior francês. Especialmente os catálogos on-line do Campus France.  

ENCONTRAR UMA GRADUAÇÃO

Se você procura um curso de graduação, consulte o catálogo de graduação.

Você pode obter diversos diplomas no nível de graduação (bac+1, bac+2 ou bac+3):

  • O DU (diploma universitário) equivale a um ano de estudos e permite validar 60 créditos ECTS.
  • Os BTS (brevet de technicien supérieur), DUT (diplôme universitaire de technologie), CPGE (classes préparatoires aux grandes écoles) e DMA (diplôme des métiers d’art) equivalem a dois anos de estudos de graduação e permitem validar 120 créditos ECTS.
  • As licences, licences professionnelles, bachelor, DNA (diplôme national d’art) e DEEA (diploma de estudos em arquitetura – diplôme d’études en architecture) equivalem a três anos de estudos de graduação e permitem validar 180 créditos ECTS.

O nível indicado (bac+1, bac+2 ou bac+3) se refere ao nível obtido ao final do curso. Entretanto, é importante verificar a duração do curso (1, 2 ou 3 anos). Por exemplo: A Licence professionnel (bac+3) tem 1 ano de duração, ou seja, para ingressar é necessário já ter cursado no mínimo 2 anos de ensino superior. A Licence (bac+3) tem 3 anos de duração, ou seja, é possível ingressar a partir do primeiro ano, sem ter cursado o ensino superior.

ENCONTRAR UMA PÓS-GRADUAÇÃO

Para encontrar um curso de pós-graduação, o catálogo de Master do Campus France pode te ajudar. No geral, é necessário ter um diploma com no mínimo 3 anos de duração para se candidatar a este tipo de formação.

Você pode obter diversos diplomas no nível de Master (bac+5 ou mais):

  • Master é um diploma nacional que possui a duração de dois anos. Há dois tipos de Master: Master Professionnel e Master Recherche. O primeiro é uma especialização que concilia teoria e realização de estágios práticos e o segundo é uma formação de viés acadêmico, ou seja, o equivalente a um mestrado stricto sensu. 
  • Os diplomas de engenharia, MiM (Master in Management), MSc (Master of Science), DNSEP (diplôme national supérieur d’expression plastique) e diplômes d’État d’architecte garantem a validação de cinco anos de estudos, ou seja, um nível equivalente ao mestrado, e permitem validar 300 créditos ECTS.
  • As especializações (mastères spécialisés) (label de la Conférence des grandes écoles) e os MBA (Master of Business Administration) equivalem a um ano de especialização após o mestrado, ou seja, um sexto ano de estudos.
erasmus mundus

Pense também nos mestrados conjuntos Erasmus Mundus. Você pode consultar o catálogo on-line e se candidatar a uma bolsa financiada pela União Europeia.

O mestrado conjunto Erasmus Mundus é uma formação de excelência internacional cursada em pelo menos dois países diferentes. O diploma é oferecido conjuntamente por diversas instituições de ensino superior europeias. A União Europeia concede bolsas aos melhores estudantes.

 

ENCONTRAR UM DOUTORADO

Para descobrir onde fazer um doutorado, consulte nosso catálogo de escolas doutorais. Ele lista as escolas doutorais e reúne inúmeras ofertas de doutorado, estágios de mestrado e pós-doutorado.

Geralmente, um doutorado é desenvolvido em uma escola doutoral ligada a uma universidade. Cada vez mais escolas de engenharia e algumas escolas de negócios oferecem também diplomas de doutorado, associando-se a uma escola doutoral. Para saber mais, consulte nosso dossiê sobre doutorado na França. 

ENCONTRAR UMA FORMAÇÃO ARTÍSTICA

Se você deseja cursar uma formação artística, consulte o catálogo CampusArt.

Ele reúne os cursos de formação artística desde os níveis de aulas preparatórias, que associa aulas de francês e artes, até graduação e pós-graduação propostos pelas instituições que fazem parte da rede CampusArt.  

FAZER UM CURSO EM INGLÊS NA FRANÇA

Para saber quais cursos são ministrados em inglês, consulte o catálogo de cursos ministrados em inglês.

Inglês

Lá estão reunidos cerca de 1.300 cursos ministrados parcial ou integralmente em inglês que você pode fazer em uma instituição de ensino superior francês.

FAZER UM CURSO DE IDIOMAS OU CURSOS DE CURTA DURAÇÃO

Para realizar um curso de idiomas com passeios culturais ou um curso de curta duração, consulte o catálogo de cursos de curta duração.

Acessível em três línguas (inglês, francês e espanhol), ele propõe mais de 150 atividades esportivas e culturais. Com um mecanismo de busca e um mapa interativo das regiões francesas, você poderá fazer sua escolha de acordo com seu nível de francês ou sua área de estudos.

INTERAJA COM AS INSTITUIÇÕES FRANCESAS

No site Campus Channel, parceiro do Campus France, você encontrará vídeos nos quais as instituições francesas apresentam seus cursos. Elas podem também esclarecer suas dúvidas, mesmo em inglês, em transmissões ao vivo. É uma boa maneira de se informar sobre uma instituição ou um curso antes de se inscrever.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir