Testes e diplomas de língua francesa

Diversos testes e diplomas de língua francesa permitem que você comprove seu nível linguístico. Muitas vezes, estes testes podem ser exigidos para que você faça uma candidatura a um estabelecimento de ensino superior.

Provas oficiais de francês aplicadas no Brasil

As provas oficiais de proficiência em francês são:

O TCF (Test de connaissance du français) é o teste oficial do ministério da educação nacional. O teste é concebido pelo Centre international d’études pédagogiques (CIEP) e, em alguns países, algumas etapas podem ser feitas on-line e à distância. Os resultados do TCF são válidos por dois anos.

O TEF (Test d'évaluation du français) é um instrumento internacional de avaliação difundido pela CCI da região Paris Ile-de-France. Esse teste avalia o nível de conhecimento e competência em francês em uma escala de 0 a 7. Disponível em versão eletrônica, o resultado é imediato. Você pode realizar o TEF quantas vezes desejar.

O DELF e o DALF (Diplôme d’études en langue française e Diplôme approfondi de langue française) são diplomas oficiais emitidos pelo ministério da Educação nacional. Eles são compostos por seis diplomas independentes que atestam diferentes níveis linguísticos nas quatro competências. Esses diplomas não têm data de validade, eles possuem validade vitalícia.

A diferença entre DELF, DALF, TCF e TEF

O DELF e o DALF distinguem-se do TCF e do TEF por serem diplomas de língua francesa, ao passo que os outros dois são atestados de língua francesa. O exame para a obtenção do DELF é destinado aos estudantes de nível intermediário de francês, enquanto o DALF é somente para os estudantes de nível avançado. Além disso, uma outra diferença importante refere-se ao prazo de validade. Os diplomas não têm prazo de validade, enquanto os atestados têm validade de 2 anos (TCF) e 1 ano (TEF).

Nível de francês para ingressar nos estudos superiores na França

Cada instituição de ensino tem autonomia para definir o nível de francês exigido, que pode variar de acordo com o curso e o grau de estudos. Em geral, exige-se no mínimo um nível intermediário (denominado de B2, segundo o quadro comum europeu), porém há casos de cursos que exigem nível avançado.  É sempre recomendado procurar a instituição de ensino em que deseja estudar, para resolver esta questão.

É obrigatório comprovar o nível de francês?

A instituição de ensino superior francesa tem autonomia para solicitar ou não do estudante um comprovante oficial de nível de francês. Esta informação deve ser verificada diretamente pelo estudante junto à instituição de seu interesse. Para o procedimento de candidatura via Campus France é obrigatória a comprovação do nível de francês, no caso do TCF-TP provas obrigatórias + facultativa escrita. Caso ainda não tenha realizado o teste de proficiência será necessário apresentar a inscrição para o exame.

Mais informações sobre os exames

Mais informações relativas ao DELF, DALF e TCF podem ser obtidas nos sites das unidades das Alianças Francesas, centros oficiais de aplicação dos exames no Brasil.

Calendário DELF E DALF

O DELF e o DALF são realizados em diversas unidades da Aliança Francesa pelo Brasil. Normalmente são oferecidas apenas quatro sessões no ano. Por isso, é necessário se preparar com antecedência. Confira a unidade mais próxima de sua residência para fazer sua inscrição.

         
         
         
         
         

 

Informações importantes sobre o TCF

O TCF é um teste destinado ao público não francófono que deseja validar de maneira simples, fiável e rápida seu conhecimento de francês.

Esse teste padronizado e mensurado foi concebido e é administrado pela France Education Nationale que fornece um atestado classificando o candidato em um dos 6 níveis da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro europeu comum de referência para as línguas), que vai do nível A1 ao nível C2.

Legenda de níveis e pontuação:

A1: Elementar (100 a 199 pontos)
A2: Elementar avançado (200 a 299 pontos)

B1: Intermediário (300 a 399 pontos)
B2: Intermediário avançado (400 a 499 pontos)
C1: Superior (500 a 599 pontos)
C2: Superior avançado (600 a 699 pontos)

Exemplos das provas podem ser consultados no site da France Education Nationale.

TCF TP (Tout Public)

As sessões são realizadas anualmente nas Alianças Francesas do Brasil. O teste é composto de provas obrigatórias e complementares:

Obrigatórias

  • compreensão oral
  • estruturas da língua
  • compreensão escrita

Facultativas

  • expressão oral
  • expressão escrita

O estudante deve verificar junto à instituição superior francesa quais são as provas do TCF que deverá apresentar no momento de sua candidatura: somente obrigatórias ou obrigatórias e facultativas. Para a candidatura via Campus France os estudantes devem realizar as provas obrigatórias e a prova facultativa escrita.

Caso o estudante julgue que seu resultado no exame não foi satisfatório, ele poderá refazê-lo, total ou parcialmente, desde que o intervalo entre uma prova e outra respeite o prazo mínimo de 30 dias.

Calendário TCF

TCF Tout Public O TCF é realizado em diversas unidades da Aliança Francesa e cada uma possui um calendário diferente de aplicação do TCF. Confira a unidade mais próxima de sua residência para fazer sua inscrição. 


Importante: em caso de desistência após a inscrição ou de não comparecimento no dia da prova não haverá devolução da taxa nem transferência de crédito para outra sessão. A Aliança Francesa possui tarifas reduzidas para determinados casos. Entre em contato direito e verifique se o seu caso se beneficia de uma tarifa reduzida.

Casos de dispensa do TCF

Estudantes que já possuem o diploma DELF B2 ou DALF C1 ou C2 não necessitam realizar o TCF, desde que cumpram a exigência de nível de francês requerida pela instituição de ensino escolhida. Cada instituição tem autonomia para definir o nível de francês exigido, podendo variar de acordo com o curso e o nível de estudos.

Titulares de um diploma de baccalauréat français também estão dispensados de apresentar um teste de proficiência.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir