Conselhos práticos para se alimentar na França

Almoço, brunch, jantar na sua casa ou no restaurante, provar especialidades francesas ou pratos de países distantes. Você pode sair para comer, cozinhar ou pedir comida para entrega. A melhor forma de comer, mesmo no país da gastronomia, é aquela que você mais gosta.

IR AO RESTAURANTE

Para celebrar um momento especial ou espairecer, os franceses gostam de ir ao restaurante para as mais diversas ocasiões. Na França, os restaurantes são numerosos e você pode provar especialidades francesas e de outros países.

Image
gastronomia

 

Os preços variam bastante e muitas vezes são acessíveis aos estudantes. Em Paris, você encontra refeições completas por cerca de dez euros e pratos de centenas de euros feitos por grandes chefs como Hélène Darroze, Paul Bocuse e Alain Ducasse. Um conselho: olhe o menu e os preços antes de se sentar em uma mesa.

Muitos sites como The Fork permitem que você faça reservas em restaurantes! Aproveite promoções ou descontos em sua conta.

Último conselho: na França, o serviço sempre está incluso na conta e a gorjeta só é dada quando você está muito satisfeito com o serviço (cerca de 5 a 10% do valor da conta).

IR À FEIRA

Durante o cotidiano ou as férias, os franceses adoram ir a feiras livres. Se você gosta de cozinhar, aproveite o embalo para conhecer a feira mais próxima de você. Você encontrará frutas e legumes frescos, pratos prontos e especialidades da região. É também a ocasião para conhecer pratos, especiarias e ervas aromáticas de outros países.

 

Image
feira livre na França

RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS

Os estudantes franceses frequentam os restaurantes universitários por conta do preço atrativo e por razões práticas. Eles costumam ficar situados dentro ou próximos ao campus da universidade. Não hesite em procurar um dos 450 restaurantes universitários franceses para fazer suas refeições.

Por 3,25 euros você aproveita uma refeição completa: entrada, prato principal e sobremesa.

Para ir ao restaurante basta apresentar sua carteirinha de estudante. Administrados pelo CROUS, alguns desses restaurantes abrem até para o jantar e aos finais de semana.

FOOD TRUCKS

Para sair um pouco da rotina, deixe-se encantar pelos food trucks estacionados nas ruas e nas portas das universidades. Há comidas para todos os gostos: hambúrgueres, hot-dogs, especialidades regionais e culinárias estrangeiras. Muito populares nos centros das cidades e em festivais, os food trucks são uma solução original e muitas vezes econômica para matar a fome.

COMIDA PARA VIAGEM OU ENTREGA

Se você não tem dotes culinários ou se não tem tempo para preparar uma boa refeição, você pode comprar comida para viagem em rotisserias ou restaurantes. Aproveite para fazer o seu pedido!

Os serviços de entrega a domicílio são muito populares na França e muitos restaurantes já oferecem essa opção aos clientes.

DICAS

Lembre-se: um restaurant serve refeições, uma brasserie serve refeições rápidas e bebidas quentes e frias, e os cafés servem essencialmente bebidas. As boulangeries (padarias) não são como grandes padarias das cidades brasileiras e vendem essencialmente pães, sem vender doces, frios etc.

Se você for a um restaurante e quiser beber água enquanto come, peça uma carafe d’eau (jarra de água). Ao contrário da bouteille d’eau (garrafa de água), a carrafe não tem custo, já que será servida água da torneira.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir