Bolsa Eiffel 2024-2025

Estudantes
Países em causa
Brésil

Estão abertas as candidaturas para o programa Eiffel de bolsas de excelência, desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores da França para atrair os melhores alunos estrangeiros para cursos de mestrado e doutorado em instituições francesas.

O programa de bolsas de excelência Eiffel foi desenvolvido pelo Ministério da Europa e dos Assuntos Estrangeiros com o objetivo de permitir que as instituições de ensino superior francesas atraiam futuros líderes internacionais para atuar nos setores público e privado, contemplando 7 áreas de estudos divididas em 2 grandes campos disciplinares:

Ciência e Tecnologia

Biologia e saúde
Transição ecológica
Matemática e digital
Ciências da engenharia

Ciências Humanas e Sociais

História, língua e civilização francesa
Direito e Ciências políticas
Economia e gestão

Candidaturas 2024-2025

Para se candidatar ao Master é preciso ter, no máximo, 25 anos na data de avaliação do dossiê e para o Doutorado, o limite de idade é 30 anos.

Atenção! As candidaturas são apresentadas exclusivamente pelas instituições, que se comprometem a efetuar a inscrição dos estudantes selecionados. Candidaturas encaminhadas diretamente pelo estudante ao Campus France de Paris serão desconsideradas.

Os estudantes interessados em participar da seleção do programa Eiffel devem manifestar seu interesse diretamente às instituições francesas, que indicarão os documentos necessários para a inscrição e, por sua vez, terão até 10 de janeiro de 2024 para encaminhar as candidaturas ao Campus France de Paris.

Níveis de estudo

  • Cursos que conferem um diploma de nível de mestrado;
  • Um diploma de engenheiro;
  • Doutorado, no âmbito de uma cotutela ou coorientação de tese com uma instituição estrangeira parceira de ensino superior.

Duração da bolsa

Nível de mestrado

  • No máximo, 12 meses ao se inscrever em M2 (segundo ano do mestrado);
  • No máximo, 24 meses ao se inscrever em M1 (primeiro ano do mestrado);
  • No máximo, 36 meses ao preparar um diploma de engenheiro.

Nível de doutorado

A bolsa France Excellence Eiffel é concedida por um período de 6 a 36 meses, no máximo, na França, a partir de 1º de setembro do ano de concessão da bolsa, de acordo com a carta de concessão da bolsa.

Benefícios 

Nível de mestrado

Os bolsistas France Excellence Eiffel recebem uma bolsa mensal no valor de 1.181 €, além do apoio direto para várias prestações, incluindo transporte internacional, transporte nacional, seguro, busca por acomodação, atividades culturais, etc.

Nível de doutorado

Os bolsistas France Excellence Eiffel recebem uma bolsa mensal no valor de 1.700 €, além do apoio direto para várias prestações, incluindo transporte internacional, transporte nacional, seguro, busca por acomodação, atividades culturais, etc.

Para os dois componentes do programa, o custo da formação não são cobertas pelo programa France Excellence Eiffel.

Acesse os documentos abaixo importantes para sua candidatura.

Seleção

  • O Ministério da Europa e dos Assuntos Estrangeiros nomeia especialistas para a seleção dos bolsistas do programa. Cada especialista é um pesquisador e titular de uma habilitação para dirigir pesquisas no caso do doutorado, além de possuir experiência internacional comprovada. Eles são nomeados por um período de 4 anos, não renovável. Consulte a lista do júri da sessão de 2023.
  • A avaliação dos dossiês é feita com base em critérios de excelência. Acesse os detalhes dos critérios de avaliação para o mestrado ou o doutorado.
  • Os resultados serão comunicados por e-mail.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 27/09/2023 à 16:02*
Atualizado em 12/12/2023 à 12:13*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités