Conheça o MaMaSELF, programa de master europeu com bolsas exclusivas para brasileiros

A formação propõe um ensino internacional em ciência de materiais e oferece bolsas especificamente para brasileiros no próximo ano letivo

A globalização e a vida moderna trazem novos desafios para o campo da competitividade científica, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de tecnologias e materiais decisivos nessa competitividade, principalmente em países altamente industrializados. 

Nesse sentido, foi criado o programa de Master MaMaSELF, com o objetivo de treinar estudantes de alto nível para que consigam dominar perfeitamente os aspectos tecnológicos e científicos da elaboração, implementação e controle dos materiais. Assim, ao final do curso, os graduados são capazes tanto de buscar espaço no ambiente industrial quanto de continuar suas trajetórias acadêmicas em um doutorado, por exemplo.

Tendo como base a parceria de seis universidades europeias, incluindo a Université de Rennes 1 e a Université de Montpellier, o MaMaSELF é um Master em ciência de materiais com caráter multidisciplinar e internacional, totalmente ensinado em inglês. Reconhecido como uma formação europeia de excelência desde 2007, o curso tem duração de dois anos, sendo três semestres de aulas e um quarto semestre dedicado a uma tese de mestrado ou um estágio. 
Além de tudo isso, o MaMaSELF faz parte do Erasmus Mundus, programa de mobilidade criado e financiado pela União Européia (UE), cujas atividades têm como objetivo promover a excelência da educação superior e pesquisa dos países europeus e reforçar os laços acadêmicos com países de todo o mundo. Por isso, ao candidatarem-se para fazer esse mestrado, os alunos podem optar por concorrer a bolsas no valor de 43.000 euros. Para o ano letivo 2020, existe ainda uma novidade: bolsas específicas para brasileiros

 

Candidaturas

As candidaturas para o programa MaMaSELF com início em 2020 já estão abertas! O prazo para candidaturas de estudantes não europeus que desejam concorrer às bolsas Erasmus Mundus é 9 de fevereiro de 2020. Para estudantes europeus que desejam concorrer às bolsas, o prazo é 20 de março de 2020. Após essas datas, estudantes europeus e não-europeus poderão se candidatar normalmente até o dia 15 de maio de 2020, sem concorrer às bolsas. Para mais informações sobre candidaturas ou para candidatar-se, clique aqui.

Vale ressaltar que no ano letivo 2020, o programa propõe também bolsas específicas para o Brasil, no valor de 43.000 euros para os dois anos de Master.

Para mais informações sobre o MaMaSELF, acesse o site da formação ou entre em contato diretamente com a Université de Rennes 1, através do email christiane.cloarec@univ-rennes1.fr ou do telefone +33(0)2 23 23 58 58.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 27/11/2019 à 19:48*
Atualizado em 27/11/2019 à 19:55*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités