Todo ano, em meados de novembro, o Campus France Brasil lança a campanha de candidaturas para graduação e Master nas universidades francesas. Quem pensa em se candidatar em 2018, para ingresso no ano letivo 2019-2020, pode preparar a sua candidatura desde já!

Confira as cinco dicas do Campus France Brasil para você adiantar a sua candidatura:

1) Escolha o seu curso

O primeiro passo para quem quer estudar na França é fazer uma extensa pesquisa sobre o curso que deseja fazer na França. São milhares de opções, em todas as áreas, níveis e regiões da França, em universidades públicas e privadas. Pela plataforma “Études en France”, você pode se candidatar a mais de uma instituição/curso pelo mesmo dossiê (a quantidade de cursos varia para cada tipo de candidatura), portanto selecione alguns cursos interessantes e entre no site das instituições para verificar a forma de ingresso para estudantes internacionais, os pré-requisitos e a grade curricular.

Algumas instituições não utilizam a plataforma “Études en France” e solicitam uma candidatura direta, ou seja, você deve enviar a documentação à instituição. Outras universidades, além da candidatura via “Études en France”, solicitam procedimentos paralelos, como provas complementares, entrevistas, preenchimento de formulário ou entrevistas. Confira a lista de instituições que aceitam candidaturas via “Études en France”.

Essa etapa de pesquisa é uma das mais importantes para a sua candidatura. Conhecendo profundamente o procedimento, sua instituição e o seu curso, você ficará atento para cumprir todos os pré-requisitos e será muito mais fácil preparar as suas motivações.

2) Separe a documentação necessária e providencie as traduções juramentadas

Para cada tipo de candidatura, existe uma documentação obrigatória a ser apresentada, que normalmente corresponde ao diploma e histórico do nível anterior. Você pode conferir a lista de documentos para cada nível no manual do candidato 2018-2019

É importante que os documentos sejam oficiais, de preferência assinados e carimbados pela sua instituição de ensino. Você pode, desde já, solicitar os documentos o e providenciar a tradução juramentada.

É possível conferir a lista de profissionais aptos a realizar o trabalho no site da junta de comércio do seu estado.

Para candidaturas em cursos ministrados em inglês, a documentação traduzida para o inglês será aceita.

3) Organize-se para prestar as provas de proficiência do idioma

Se você ainda não tem uma prova de proficiência oficial, programe-se para prestar algum dos exames dentro do prazo. A prova de proficiência no idioma é documento obrigatório e serão aceitos apenas os comprovantes oficiais reconhecidos pelo governo francês: TCF, DELF, DALF ou TEF, todos aplicados pela Aliança Francesa no Brasil. Atestados emitidos por outras instituições, como escolas de francês no Brasil ou na França, não são reconhecidos.

A insuficiência no nível de francês é uma das principais causas de recusa de candidatos internacionais. Por isso, é importante verificar o requisito da universidade de seu interesse e se preparar para atingir este nível na prova!

Os candidatos de cursos ministrados em inglês devem verificar nas universidades quais são os exames de proficiência aceitos.

4) Providencie as cartas de recomendação

Apesar de não serem documentos obrigatórios, as cartas de recomendação podem trazer um diferencial para o seu dossiê. Procure pessoas que podem dar referências sobre o seu trabalho ou sua pesquisa, na sua instituição de ensino ou no seu trabalho.

As cartas não precisam de tradução juramentada e podem ser escritas diretamente em francês. É importante que todas as cartas sejam assinadas.

5) Prepare o seu currículo

O currículo é outro documento que não precisa ter tradução juramentada. Você pode preparar uma versão do seu currículo no idioma de sua candidatura. Uma referência de modelo é o do Europass, mas você pode utilizar o modelo que achar mais conveniente.

Além disso, você pode criar uma conta na plataforma para se familiarizar com a ferramenta. No entanto, lembramos que em meados de outubro todas as contas serão arquivadas e você terá que refazer o seu dossiê, por isso não vale a pena fazer o upload dos documentos agora.

As datas para as candidaturas 2019-2020 ainda não foram divulgadas. Acompanhe nosso site e nossas redes para não perder os prazos.

Ficou com alguma dúvida? Não deixe de marcar um horário de atendimento com o escritório do Campus France Brasil da sua região!