Barômetro de atratividade EY na Europa: a França se mantém no primeiro lugar em 2023!

Estudantes, Pesquisadores

Pelo quarto ano consecutivo, com quase 1260 projetos registrados em 2022, a França mantém sua posição de liderança na Europa no que se refere ao acolhimento de investimentos estrangeiros. Às vésperas da sexta edição da cúpula Choose France, isso representa um recorde histórico e uma boa notícia. O evento, ocorrido em 15 de maio no Palácio de Versalhes, é voltado para líderes de grandes empresas estrangeiras que foram convidados pelo Presidente da República.

França: o país mais atrativo da Europa em 2022!


"Num contexto de tensões geopolíticas, econômicas e sociais, a França amplia ainda mais a distância em relação aos seus dois concorrentes históricos: Reino Unido e Alemanha". É assim que a EY introduz sua pesquisa anual mostrando que a França continua sendo o país mais atrativo na Europa em 2022.

Em detalhes, com 1.259 implantações ou expansões anunciadas em 2022, um aumento de 3% em relação a 2021, a França mantém o primeiro lugar no ranking europeu pelo quarto ano consecutivo. Essa performance, de acordo com a EY, "confirma o impulso acelerado desde 2017, apesar das dificuldades econômicas causadas pela crise geopolítica". Segundo a EY, "a vontade de investir na França continua forte": 61% das empresas entrevistadas têm planos imediatos de investimento na França em 2023. A "situação econômica, social e energética" da França está sendo observada de perto por todos os líderes, "mas parece não ser capaz de afetar seus projetos a curto prazo".


Um recorde histórico


Esse recorde histórico está "longe de ser insignificante, considerando o peso das empresas de capital estrangeiro na economia francesa". De fato, existem 16.800 dessas empresas (representando 1% do total), "empregando 2,2 milhões de pessoas (13% do emprego assalariado) e contribuindo com cerca de 20% do PIB, 25% da pesquisa e desenvolvimento privados e 35% das exportações industriais". Dessa forma, a França amplia ainda mais a distância em relação aos seus dois concorrentes históricos, Reino Unido (929 projetos, -6%) e Alemanha (832 projetos, -1%), como especificado pela EY.

No entanto, há duas observações do escritório de consultoria: o número de empregos gerados por investidores estrangeiros na França caiu 15% em 2022, e o número de empresas já estabelecidas supera as novas implantações (65% dos projetos anunciados na França em 2022 são extensões de sites existentes, em comparação com 35% na Alemanha e 30% no Reino Unido).
 

A indústria: motor da atratividade


No que diz respeito aos setores mais atrativos, a EY observa que é a indústria que mais uma vez se mostrou um motor da atratividade da França. De fato, 4 em cada 10 projetos em 2022 correspondem a implantações ou expansões de fábricas. A disponibilidade de energia livre de carbono é, portanto, "apesar da crise energética atual, o principal trunfo da França", de acordo com os líderes industriais e os projetos identificados pela EY em 2022.

Outro setor encorajador é o de Pesquisa e Desenvolvimento, que, graças ao programa French Tech e ao apoio público à inovação, torna a França a "campeã europeia em centros de P&D" (144 projetos recebidos em 2022). Por outro lado, de acordo com a EY, a França "precisa melhorar significativamente em termos de centros de decisão, já que está atrás do Reino Unido, que estabeleceu 133 sedes em 2022, em comparação com 78 para a França". Além disso, a França "sofreu uma forte queda nos investimentos em plataformas logísticas" (-21%). Isso indica à EY que, apesar das várias "ondas de simplificação", a França ainda enfrenta os problemas de falta de terras disponíveis e burocracia pesada, que muitas empresas apontam.


Um impulso para todas as regiões francesas

 

Todos os territórios franceses se beneficiam desta classificação. A região da Île-de-France continua em primeiro lugar (326 projetos em 2022), liderando a lista das regiões europeias mais atrativas, à frente da Grande Londres (299 projetos em 2022), pela primeira vez na história do Barômetro EY.

No entanto, a região da capital é seguida por outras três regiões que ultrapassam a marca de 100 projetos de implantação: Auvergne-Rhône-Alpes, Hauts-de-France e Nouvelle-Aquitaine. Conforme destacado pela EY, "quase metade dos projetos diz respeito a áreas rurais ou aglomerações de médio porte com menos de 200.000 habitantes". E a EY conclui que "é uma oportunidade para a França que sua atratividade se expresse em todo o seu território, tanto na Île-de-France quanto nas regiões, em suas grandes metrópoles e em seus territórios mais distantes das grandes cidades"!


Summit Choose France: o encontro anual da atratividade

 

Criado pelo presidente Macron, o Summit Choose France se tornou, ao longo de seis anos, um evento dedicado à atratividade da França.

Seu objetivo é "apresentar e explicar às grandes empresas internacionais as reformas realizadas para promover a atividade econômica no território francês". Também serve para "destacar a importância dos investimentos internacionais para impulsionar o crescimento, a inovação e o emprego em todo o país".

A sexta edição do evento ocorreu na segunda-feira, 15 de maio, no Palácio de Versalhes. Para esse evento anual, mais de 200 CEOs de grandes grupos estrangeiros confirmaram presença, e centenas de reuniões entre empresários, membros do governo e agências estatais dedicadas à atratividade foram agendadas.


A empresa EY, conhecida como Ernst & Young e associados, é uma empresa de auditoria e consultoria financeira que oferece vários serviços, incluindo esse tipo de barômetro nacional e internacional. O Barômetro de Atratividade da França é baseado em duas fontes: uma pesquisa com 204 decisores internacionais (entrevistados online de 15 de fevereiro a 15 de março de 2023 sobre suas percepções e expectativas em relação à atratividade) e o levantamento dos projetos de investimento estrangeiro anunciados em 2022 na França e na Europa.

 

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 02/06/2023 à 00:39*
Atualizado em 27/01/2025 à 12:32*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités