Cuidar da saúde é essencial para ter sucesso!

O bem-estar físico e mental desempenha um papel determinante no sucesso acadêmico. Por isso, desde a sua chegada à França, você pode contar com um acompanhamento preventivo de saúde. Ter acesso privilegiado a cuidados médicos faz parte do conjunto de medidas criadas pela França para receber melhor os estudantes internacionais.
Segundo a Unesco, “os jovens que recebem uma educação de qualidade têm mais chances de estar com boa saúde, e aqueles que estão com boa saúde têm melhores condições de aprender”. Nesse sentido, a legislação francesa lembra às instituições de ensino superior que elas são responsáveis pelo acompanhamento preventivo da saúde dos estudantes internacionais. É nesse contexto que todos os estudantes estrangeiros que chegam pela primeira vez à França têm acesso aos recursos de saúde oferecidos pelas instituições.
Construindo seu percurso de saúde
Cuidar da saúde é a primeira condição para alcançar bons resultados acadêmicos — ainda mais no ensino superior. O acompanhamento preventivo de saúde, totalmente gratuito e confidencial, permite que você participe de um verdadeiro “percurso de saúde”, avaliando seu estado físico e mental, sem precisar lidar sozinho com dúvidas ou preocupações.
Com esse acompanhamento, você poderá:
- realizar um check-up completo de saúde logo na sua chegada à França;
- participar de ações de prevenção e promoção da saúde (com orientações sobre alimentação, saúde mental, manejo do estresse, sono, sexualidade), além de revisar suas vacinas;
- ter acesso a exames de triagem gratuitos e, se necessário, a outros exames complementares adaptados às suas necessidades.
Serviços acessíveis a todos
Esse serviço de prevenção, gratuito, acessível e acolhedor, faz parte das missões dos Services de Santé Étudiante (SSE), presentes na maioria das universidades francesas. O atendimento geralmente ocorre mediante agendamento, e o objetivo desses centros é responder às necessidades de saúde de todos os estudantes, sejam elas quais forem.
Seja em instituição pública ou privada, inscrito ou não em uma universidade, você pode ter acesso aos Services de Santé Étudiante, desde que o seu estabelecimento de ensino tenha firmado convênio com o SSE.
Os Services de Santé Étudiante são coordenados por médicos, enfermeiros e, em alguns casos, outros profissionais de saúde. Eles oferecem cuidados básicos gratuitos, além de ações de prevenção e diagnóstico. Desde 2023, suas atribuições foram ampliadas em áreas como saúde mental, saúde sexual, prevenção de dependências, nutrição e prática esportiva. Os centros também contribuem para a inclusão e o acompanhamento de estudantes deficientes.
A saúde estudantil em números
De acordo com a pesquisa sobre as condições de vida dos estudantes realizada em 2023, o Ministério do Ensino Superior da França destacou alguns dados que demonstram a importância dos Services de Santé Étudiante:
- mais de 7 entre 10 estudantes afirmam estar em boa saúde, embora haja diferenças segundo gênero, nacionalidade e origem social;
- um terço dos estudantes declarou ter renunciado a consultas ou exames médicos por razões financeiras;
- cerca de 20% dos estudantes apresentam sinais de “sofrimento psicológico”;
- metade dos estudantes declarou já ter pulado refeições durante uma semana comum de aulas;
- 17% dos estudantes não consultaram um médico clínico geral nos últimos 12 meses e 49% não foram ao dentista no mesmo período.