A França oferece mais de 100 formações na área esportiva. Conheça!

A França é a 4ª maior potência esportiva mundial e a 1ª europeia no ranking das “Grandes Nações do Esporte”, elaborado pela Havas Sports & Entertainment (2012), considerando a quantidade de atletas que conquistaram o pódio em campeonatos mundiais e olimpíadas em 53 esportes – ficando atrás dos EUA, da China e da Rússia. Nos Jogos Olímpicos de Londres, os atletas franceses conquistaram 34 medalhas.

Mais de 35 milhões de pessoas – com destaque para jovens com 15 anos ou mais – praticam uma atividade física ou esportiva na França, pelo menos uma vez por semana: caminhada, natação, ciclismo, esqui, futebol, trekking, corrida, mountain bike, tênis, entre outras. Há alguns anos, o desenvolvimento da prática esportiva no país europeu vem sendo acompanhado de um aumento do consumo de artigos e serviços esportivos e o número de filiações nas federações esportivas aumentou em todas as modalidades.

O Instituto Nacional do Esporte, da Expertise e da Performance (INSEP) atua junto das federações esportivas garantindo a formação e a preparação dos atletas de alto nível, visando à excelência no esporte e ao bom desempenho escolar, universitário ou profissional. A França também possui três escolas nacionais com missões específicas: o Instituto Francês do Cavalo e da Equitação; a Escola Nacional de Vela e Esportes Náuticos; e a Escola Nacional dos Esportes de Montanha.

Os diplomas “Juventude e esportes” e os diplomas universitários oferecem formações em diferentes áreas e atividades esportivas, em todos os níveis. Confira no catálogo em anexo (em francês).