Estude aeronáutica na França

Um dos principais países da indústria aeronáutica e aeroespacial, a França possui cada vez mais oportunidades de trabalho e de formação qualificada no setor

A França está entre os gigantes da indústria aeronáutica e aeroespacial. Segundo exportador mundial, o país foi responsável por importantes inovações como a aeronave Airbus A380, o caça Rafale e os foguetes Ariane. Está localizada na França a sede da Agência Espacial Europeia (ESA), em Paris, e também o Aerospace Valley, principal pólo industrial especializado da Europa: entre as cidades de Toulouse, Bordeaux, Pau e Montpellier, no sudoeste da França, estão sediadas diversas empresas, indústrias, universidades e instituições de pesquisa da área.

Existem cada vez mais oportunidades de trabalho e de formação no setor, que emprega 190 mil pessoas e gera receita de mais de 50 bilhões de euros (GIFAS, 2017). Para atender a alta demanda por profissionais qualificados, o ensino francês oferece cursos em todos os níveis de estudo, desde o tecnólogo até a pós-graduação, em francês ou em inglês.

Image
referência em pesquisa

São formações diversificadas que acompanham as inovações tecnológicas em todas as especialidades da indústria, como aeronaves para transporte de passageiros, aviões militares, helicópteros, motores, drones, mísseis e satélites. Os cursos podem ser acessados pela plataforma Campus France ou por plataformas próprias das instituições. Consulte qual é o procedimento de candidaturas aceito para o seu curso de interesse. 

Licence

Depois de concluir o ensino médio, já é possível ingressar em formações de Licence na França. Existem cursos profissionalizantes com duração de um a dois anos, como o Mention Complémentaire (MC) e o Brevet de Technicien Supérieur (BTS), que permitem rápida inserção na indústria aeronáutica. Ambos são oferecidos em lycées e centros de formação de aprendizes (CFA).

Instituições especializadas como a École Nationale de l’Aviation Civile (ENAC) oferecem tanto formações curtas e técnicas como também cursos Bachelor, com duração de três anos, voltados à gestão de segurança em operações aeronáuticas. Em parceria com a Toulouse Business School (TBS), a ENAC desenvolveu também uma formação específica, em inglês, que prepara profissionais para atuar nos setores comercial e logístico da aeronáutica.

Consulte aqui o catálogo de Licence.

Master e doutorado

Para se candidatar a um Master em aeronáutica e aeroespacial, é preciso ter diploma de graduação em engenharia, ciências ou gestão, dependendo do curso pretendido. São diversas as possibilidades de especialização, voltadas à pesquisa ou à qualificação profissional: desde manutenção até segurança, engenharia, astrofísica, sistemas de propulsão e gestão de aeroportos.

Oferecidas em escolas especializadas e em universidades públicas, as formações têm duração de um a dois anos e muitas delas são ministradas em inglês, com objetivo de atrair estudantes internacionais.

Algumas escolas de engenharia e instituições especializadas, como a ESTACA, a ENAC e a ISAE, possuem formações de engenharia com foco em aeronáutica e aeroespacial. Com duração total de cinco anos, o diplôme d’ingénieur confere o nível de Master.

Descubra todas as opções no catálogo de Master.

Tendo um diploma de Master ou comprovação de experiência profissional, é possível realizar em seguida em um Mastère Spécialisé (MS), formação de um ano, em inglês, voltada para a atuação no mercado. Outra possibilidade é ingressar no doutorado em laboratórios de alta tecnologia. Saiba mais na nossa página especial sobre doutorado e pós-doutorado na França.

 

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 21/03/2019 à 15:06*
Atualizado em 25/03/2019 à 20:54*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités