Fazer pós-doutorado na França

Realizar um pós-doutorado no exterior, em especial na França, pode proporcionar novas dimensões para sua carreira. Você poderá se juntar ao âmbito da pesquisa internacional e usufruir da reputação da pesquisa francesa.

POR QUE REALIZAR UM PÓS-DOUTORADO NA FRANÇA?

Se você é titular de um diploma de doutorado, não hesite em realizar um pós-doutorado na França. Graças às ligações com o mundo da pesquisa e laboratórios internacionais na França, você poderá estabelecer múltiplos contatos na sua área, expandir a sua rede e garantir a ascensão da sua carreira acadêmica.

QUAL É O STATUS DO PÓS-DOUTORANDO NA FRANÇA?

Na França, o pós-doutorado dura de 6 meses a 3 anos. Um pós-doutorado é considerado uma pesquisa a parte. O(a) pós-doutorando(a) participa de todas as atividades do laboratório de pesquisa: experimentos, publicações de artigos, coordenação de seminários, participação de conferências. O salário anual do cargo de período integral pode variar entre 26 e 70 mil euros.  

PÓS-DOUTORADO EM UNIVERSIDADE

As universidades recrutam pós-doutorandos(as) enquanto assistentes temporários de ensino e pesquisa, também conhecidos como ATER. Assim, podem continuar as suas pesquisas enquanto cumprem cerca de 200 horas de ensino por ano. Essa carga horária pode incluir palestras, orientações acadêmicas e trabalhos práticos.

COMO ENCONTRAR UM PÓS-DOUTORADO NA FRANÇA?

As possibilidades de pós-doutorado são publicadas com regularidade em diferentes sites de internet, a começar pelo portal doutoral do Campus France no campo de ofertas pós-doutorados.

Você pode também consultar diretamente as ofertas de pós-doutorados publicadas nos sites das universidades francesas e de órgãos públicos de pesquisa como o CNRS, Inserm, IRD, Inra, Inria, Irstea, Cirad ou o Institut Pasteur.

Verifique também os sites dos Laboratórios de Excelência (LabEx) que oferecem ofertas de pós-doutorados financiados. Os sites ABG-Intelliagence, Academic Positions, e Euraxess reúnem possibilidades em diferentes áreas de especialização.

Para obter financiamento para o seu pós-doutorado, se candidate ao programa Prestige Postdoc. Esse programa é administrado pelo Campus France et permite o co-financiamento de estudos pós-doutorais de um a dois anos na França.

COMO FINANCIAR UMA EQUIPE DE PESQUISA NA FRANÇA?

O Conselho Europeu de Pesquisa (Conseil Européen de la Recherche - ERC) outorga financiamento a jovens pesquisadores, de 2 a 7 anos após o doutorado. Candidate-se à Starting Grant que pode financiar as estadias, sua e de sua equipe de pesquisa, durante 5 anos. Essa bolsa pode atingir o valor máximo de 1,5 milhão de euros. 25 equipes de pesquisa recebem financiamento todo ano para conduzir projetos em ciências humanas, exatas e biológicas.

O ATIP-Avenir é um programa conjunto do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica) e do Inserm que também permite o financiamento de sua equipe em ciências médicas.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir