As formações pré-doutorado

Você está pronto para fazer um doutorado na França? Para se preparar bem, você pode seguir uma formação preparatória ao doutorado.

Na França, o trabalho de pesquisa começa desde o primeiro ano do doutorado. Esse primeiro ano não é um ano de curso, embora o doutorando participe de seminários científicos, além de seguir algumas aulas de adaptação. É necessário, portanto, estar pronto para poder trabalhar de maneira autônoma e se apropriar rapidamente dos códigos do mundo da pesquisa: a publicação, a ética, a propriedade intelectual, entre outros.   

Há alguns anos, são oferecidas formações específicas com duração de alguns meses a fim de ajudar os candidatos ao doutorado. Se você ainda não fez seu master, uma boa solução seria fazer seu estágio de pesquisa – de nível master – na França, antes de ingressar no doutorado.

Veja aqui várias iniciativas de formação preparatória para o Doutorado.

FIER-DOC: A FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DE PESQUISADOR

FIER-DOC (French Innovative Experience in Research) é uma formação que prepara os futuros doutorandos às suas teses e aos seus futuros trabalhos de pesquisador. Criada pela rede n+i, ela se destina aos estudantes estrangeiros titulares ou em curso de obtenção de um master em ciências, ciências de engenharia ou tecnologias. Trata-se de uma formação de dois meses em gestão da pesquisa seguida de um estágio de três meses em um laboratório de pesquisa.

Inteiramente em inglês, essa formação concede o direito a 30 créditos ECTS e um diploma de universidade (D.U). Ela representa um bom passo em direção ao doutorado.

Para um futuro doutorando, essa formação é interessante por dois aspectos: ela permite uma familiarização com o ambiente de pesquisa na França e com o trabalho que lhe será exigido no doutorado. São organizados seminários e visitas a empresas ou a laboratórios. O estágio de pesquisa permite testar seus conhecimentos, suas competências e sua autonomia junto ao laboratório, que pode propor uma continuidade dos estudos.  

FIER-DOC organiza duas sessões de formação por ano: uma em outubro e uma em fevereiro. Consulte o site para obter informações e realizar sua candidatura.
 

ANO DE FORMAÇÃO PRÉ-DOUTORADO PSL-ITI

PSL Research University Paris


O Instituto de Tecnologia e de Inovação (ITI) da Université Paris Sciences et Lettres (PSL) propõe um percurso aos futuros doutorandos científicos que desejam se tornar empreendedores. Essa formação compreende um estágio de cinco meses em um laboratório ou em uma empresa, uma formação multidisciplinar e a participação em um projeto colaborativo de simulação de criação de empresa.

Este ano de formação pré-doutorado é aberto aos estudantes franceses e estrangeiros de nível BAC+5 vindos de uma escola de engenheiros, da École Normale Supérieure e/ou titulares de um mestrado em ciências (MSc). As inscrições são feitas online.

OS ESTÁGIOS DE FORMAÇÃO PRÉ-DOUTORADO DA FSMP

Fondation sciences mathématiques de Paris (FSMP)


A Fondation Sciences Mathématiques de Paris (FSMP) integra onze laboratórios de ciências matemáticas e reúne mais de 1200 pesquisadores, dentre os quais cinco receberam medalha Fields. Ela acolhe doutorandos, mas financia também formações científicas de pré-doutorado nos laboratórios externos. As inscrições são feitas online.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir