Estude gastronomia na França

Estudar gastronomia na França é apostar em um ambiente cultural rico em tradição, criatividade e diversidade.

Tesouro nacional, a culinária francesa foi declarada patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco em 2010 e a baguete francesa também entrou nessa categoria do prêmio em 2022. 

Paul Bocuse, Michel Bras, Alain Ducasse, Éric Frechon, Pierre Gagnaire Alain Passard, Joël Robuchon, Guy Savoy e Michel Troisgros são alguns dos chefs franceses que cruzam fronteiras: seis deles estão entre os dez melhores do mundo. A crítica gastronômica também é uma especialidade francesa reconhecida internacionalmente, com guias que são tão variados como os próprios restaurantes: guia Bottin Gourmand, Champérard, Fooding, Hubert ou Michelin.

Com mais de 200 mil empresas no ramo da gastronomia, o mercado gastronômico francês foi o 6º setor com maior geração de empregos na França no ano de 2024. 57 bilhões de euros foram movimentados em 2016 e estima-se que 40% de toda a renda gerada advém do turismo internacional. 

Image
Estude gastronomia na França

 

VARIEDADE DE FORMAÇÕES

O país oferece uma ampla gama de cursos para atender diversas funções ligadas à “restauration, como é chamada a área de atividades de restaurantes, dividida em quatro grandes tipos:

  • Restauration gastronomique: tem como objetivo oferecer pratos de alta qualidade e vinhos originais, além de ter cuidado especial com o serviço e a recepção ao cliente. 

  • Restauration thématique: restaurantes que se concentram em características específicas de uma identidade ou cultura gastronômica.
  • Restauration rapide: oferece refeições rápidas para consumo no local ou para viagem, com opções de hamburgers, pizzas, lanches e doces. Nessa categoria, podemos incluir também as sorveterias e os salões de chá.
  • Restauration collective: está presente sobretudo nos setores de educação (escolas e universidades), saúde e serviço social (hospitais, asilos, penitenciárias) e trabalho (empresas e organizações).

De cursos de qualificação básica a Masters especializados, estrangeiros podem se formar em escolas renomadas como Le Cordon BleuInstitut Lyfe (antigo Institut Paul Bocuse), Lenôtre e Ferrandi. Os preços variam de acordo com a instituição e o curso escolhido, muitos deles com aulas em inglês.

Os cursos unem tradição e inovação em diversas especialidades da gastronomia, desde doces e bebidas até serviços e administração de restaurantes. Saiba mais sobre as formações aqui (conteúdo disponível em francês, inglês e espanhol). 

Collège & Baccalauréat

Cursos de formação inicial oferecidos em escolas de hotelaria e de gastronomia, bem como em lycées professionnels. São diplomas de qualificação profissional para diversas áreas da restauration, como cozinha, panificação, charcutaria, confeitaria, barman e catering.

Licence

No nível da Licence, há opções que vão desde o nivelamento para o Brevet de Technicien Supérieur (BTS), com estágios e formações de ofícios, até a Licence Professionnelle, que envolve especializações em áreas como turismo e gestão. 

Faça uma busca por palavra-chave, área de estudo ou região no catálogo de Licence. 

Master

O Institut Lyfe e a École supérieure internationale de Savignac oferecem cursos de Master nos ramos de inovação, direção de restaurantes no exterior e gestão de empresas. É possível encontrar formações universitárias relacionadas a gastronomia dentro da área do turismo em algumas universidades. A École supérieure d’art et de design de Reims propõe a habilitação Design culinaire no Diplôme National Supérieur d’Expression Plastique (DNSEP), com duração de dois anos.  

Faça uma busca por palavra-chave, área de estudo ou região no catálogo de Master

Consulte também o nosso catálogo das formações ministrada em inglês

Atenção!

Ao planejar seu percurso acadêmico, pesquise sobre o reconhecimento atrelado a escola ou instituto da formação desejada. Atente-se ainda ao tipo de diploma conferido, assim como as certificações relacionadas à instituição e ao curso. Em geral, algumas formações em gastronomia, com foco mais profissionalizante, não recebem necessariamente selos acadêmicos de Licence ou de Master, mas podem ser reconhecidas profissionalmente acompanhadas de um nível superior equivalente – para níveis a partir de 5 - por meio do registro RNCP (Répertoire National des Certifications Professionnelles), controlado pelo Ministério do Trabalho, garantindo a legitimidade da formação no mercado profissional francês. Você pode consultar as formações, número de registro no RNCP e títulos concedidos no site France Compétences.  

Observação: Confira a forma de ingresso na formação de interesse diretamente com cada instituição.

 

Programa French+Gastronomy

Você é amante da culinária e da cultura francesa e se interessa em estudar a gastronomia  enquanto aprende o francês? 

O programa French+Gastronomy permite que os estudantes aprendam a língua francesa e ainda se aprofundem na culinária da França! O curso tem duração de três semanas e acontece em Rouen, classificada como a cidade da gastronomia pela Unesco. Os módulos são compostos por uma combinação de aulas em inglês e em francês, além de uma imersão nos estudos da gastronomia. 

Consulte mais informações na instituição ou  no artigo do nosso site.  

Além do programa French+Gastronomy, existem outros cursos curtos que integram a aprendizagem do francês com os estudos da gastronomia em nosso catálogo de cursos de curta duração

 

LINKS ÚTEIS

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 09/11/2018 à 15:08*
Atualizado em 12/08/2025 à 22:31*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités