Mais de 200 escolas francesas credenciadas em 2023!

Estudantes, Pesquisadores

204 escolas de engenharia são credenciadas na França atualmente. Este é o número oficial, anunciado pela CDEFI (Conferência dos Reitores das Escolas de Engenharia Francesas), especificando que o decreto que estabelece a lista de escolas credenciadas para formação de engenheiros foi publicado pelos vários ministérios responsáveis ​​por essas escolas.

A CDEFI é uma associação criada em 2004 para representar as escolas de engenharia junto do Estado, da União Europeia e de órgãos internacionais. Seus integrantes são dirigentes de instituições públicas e privadas credenciadas pela "Commission des titres d’ingénieur" (CTI - Comissão de Títulos de Engenheiros) para a emissão do título de engenheiro graduado. Na França, é o CTI, criado por uma lei de 1934, o responsável por dar parecer sobre todos os cursos de formação, antes da autorização do Ministério da Educação Superior para a concessão do título de engenheiro graduado.

204 escolas espalhadas por todo o país

Um total de 204 escolas de engenharia estão credenciadas este ano, conforme a seguinte divisão dada pela CDEFI:

  •  121 instituições públicas colocadas exclusivamente sob supervisão do Ministério do Ensino Superior, incluindo 63 escolas públicas inseridas numa universidade e 24 escolas inseridas numa escola de engenharia;
  • 33 escolas públicas supervisionadas por outro ministério ou autoridade local, ou em regime de tutela partilhada com outro ministério;
  • 50 escolas públicas, incluindo quatro escolas consulares (supervisionadas pelas Câmaras de Comércio e Indústria) e 34 instituições de ensino superior privadas.

Geograficamente, a maioria das grandes cidades francesas possui escolas de engenharia localizadas em seu território. No entanto, são encontradas em maior quantidade nos seguintes locais:

  • a região de Ile-de-France e Paris (50 escolas);
  • grandes centros estudantis: Rennes (16 escolas), Toulouse, Lille, Nancy-Metz (13 escolas em cada cidade), e também Lyon (12 escolas), Bordeaux (11), Nantes (10).

Além destas escolas, afirma a CDEFI, existem 33 estabelecimentos estrangeiros em nove países (Bélgica, Bulgária, Burkina Faso, Camarões, China, Líbano, Marrocos, Suíça e Vietnã) que conferem diplomas validados pelo CTI e aceitos pelo governo francês. Os titulares desses diplomas estão autorizados a usar o título de engenheiro graduado na França.

Saiba tudo sobre o diploma de engenharia

Combinando formação acadêmica e profissional, o diploma de engenheiro abrange 64 especialidades, com uma certificação francesa reconhecida internacionalmente, que atrai anualmente cerca de 7.000 estudantes internacionais.

Na França, o diploma de engenharia é concedido após um curso de cinco anos (dez semestres, 300 créditos ECTS), incluindo dois anos preparatórios, que proporcionam uma excelente formação em ciências fundamentais.

Alguns pontos fortes desses cursos são:

  • A estreita ligação entre as escolas de engenharia e as empresas que participam ativamente de sua governança: os programas desenvolvidos em conjunto permitem que os alunos trabalhem em casos práticos;
  • A frequência dos estágios, obrigatórios em diferentes cargos;
  • A possibilidade de um ano sabático, antes do último ano do curso de engenharia, permitindo aos alunos passar um ano numa empresa, na França ou em outro país, para realização de um estudo ou missão pericial;
  • Programas de intercâmbio e estadias em países estrangeiros incluídos nos cursos de estudo e reconhecidos como parte do processo de aprovação no curso de engenharia;
  • A prática da língua inglesa: alguns cursos e disciplinas são ministrados exclusivamente em inglês em turmas abertas a todas as nacionalidades.

Consulte o site da CDEFI: http://www.cdefi.fr/fr/actualites/plus-de-200-ecoles-francaises-accredi…

 

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir
Publicado em 31/05/2023 à 20:04*
Atualizado em 27/01/2025 à 12:32*
newsletter
Inscrivez-vous à la newsletter
pour recevoir les actualités