Tipos de formação

Existem diferentes formas de ingresso em instituições de ensino francesas, que variam de acordo com o seu projeto de estudos. Verifique quais são as indicações para o seu nível e sua área de interesse!

Image
GRADUAÇÃO

Formação completa na França

Você possui diversas opções de cursos, diplomas e instituições para realizar a sua graduação completa na França: é possível se candidatar a uma Licence na universidade pública, aos diplomas de Bachelor nas instituições privadas, a um DUT nos Institutos de Tecnologia, a um BTS, a uma CPGE, aos diplomas das Grandes Écoles, e assim por diante.

Transferência

Se você já começou a sua graduação no Brasil, você pode dar continuidade aos seus estudos na França com uma candidatura para o 2º ou 3º ano da graduação, realizando uma forma de transferência para uma instituição francesa.

Intercâmbio acadêmico

Outra possibilidade para quem já começou a graduação no Brasil é realizar um intercâmbio acadêmico por meio da universidade brasileira. Muitas instituições de ensino têm acordos bilaterais com universidades francesas, e você poderá passar uma parte da sua graduação no país europeu.

A forma de candidatura e os pré-requisitos de seleção variam para cada diploma, instituição ou situação. Verifique todas as opções de graduação na França.

Image
excelência
PÓS-GRADUAÇÃO

A pós-graduação na França é chamada de Master (M) e sua duração é de 2 anos de estudos superiores (M1 e M2). O primeiro ano do Master é um ano de conhecimentos mais gerais, ao passo que o segundo ano é mais específico. O M2 possui duas vias de estudos: Master Professionnel e Master Recherche. A primeira é uma formação de especialização que prevê estágios práticos ao término do curso, enquanto a segunda é uma formação de pesquisa, comparável a um mestrado.

Existem duas formas de ingresso no Master: pela plataforma on-line de candidatura Campus France ou diretamente com a instituição de ensino. Todas as informações estão disponíveis na página Master na França. Verifique também informações de acordo com a sua situação atual.

 

Image
Pesquisa
DOUTORADO E PÓS-DOUTORADO

Doutorado e pós-doutorado

Com 48 bilhões de euros investidos anualmente em pesquisa, 270 escolas doutorais públicas e mais de 40% de doutorandos internacionais, a França se posiciona como um dos países mais empenhados em realizar pesquisas de alta qualidade e atrair os melhores pesquisadores do mundo.

Confira na página doutorado e pós-doutorado na França quais são os procedimentos para realizar a sua pesquisa na França.

Candidaturas facilitadas

O Campus France conta com redes de candidaturas facilitadas: o CampusArt e a rede N+i, nas áreas de artes e engenharia, que permitem que você aplique para mais de uma instituição através do mesmo dossiê. Veja as condições de candidaturas facilitadas.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir