Veja os diferentes tipos de formações superiores na França

Formações longas nas universidades

A Licence é acessível após o Baccalauréat* ou equivalente e é realizada em três anos, totalizando 180 créditos (6 semestres de 30 créditos).

O Master organiza-se em dois anos e corresponde a 120 créditos depois da Licence, ou seja, 300 créditos após o Baccalauréat. De acordo com as novas orientações, o primeiro ano é uma etapa comum. No segundo ano, o estudante opta pelo Master Recherche, que corresponde ao Mestrado e conduzirá ao Doctorat, ou então pelo Master Professionnel, que corresponde a uma especialização e inclui estágios de três a seis meses no segundo semestre.

O Doctorat corresponde a 180 créditos além do Master, ou seja, 480 créditos depois do Baccalauréat. Consiste na redação de uma tese sobre um tema específico, além de seminários e estágios de pesquisa. Corresponde ao Doutorado no Brasil e é obtido em três anos após o Master Recherche, ou seja, após oito anos de estudos superiores.

Habilitation à Diriger les Recherches (HDR) – Na França, a qualificação para orientar pesquisas doutorais passa pela obtenção da HDR, que correspondente à livre docência.

Os cursos de Doutorado são organizados pelas écoles doctorales.

*Baccalauréat - Na França, é o exame que atesta a conclusão do equivalente ao ensino médio e, ao mesmo tempo, dá acesso ao ensino superior nas instituições francesas. O BAC (mais comumente chamado) não possui equivalente no Brasil, mas podemos aproximá-lo do vestibular ou ENEM.

Formações longas nas escolas superiores

As formações longas cursadas nas Grandes Ecoles e nas escolas especializadas possuem duração de 5 anos, que incluem dois anos de preparação na própria instituição ou em outros estabelecimentos: são as classes preparatórias ou prépa, que preparam para um ou mais concursos de admissão muito rigorosos.

Os diplomas conferidos pelas Grandes Ecoles correspondem ao nível Master

Praticamente todas as Grandes Ecoles recebem estudantes estrangeiros com base principalmente em suas qualificações, seus diplomas e suas experiências.

Formações curtas

As formações curtas têm o objetivo de formar técnicos superiores que poderão se inserir no mercado de trabalho para exercer funções na indústria e no setor de serviços (comércio, turismo, transportes etc.).

O Brevet de Technicien Supérieur (BTS) é um diploma preparado nos Liceus, em dois anos, e oferece mais de 100 especialidades em todos os setores profissionais.

O Diplôme Universitaire de Technologie (DUT) tem duração de dois anos e é mais generalista do que o BTS, oferecendo menos especialidades (cerca de 25). Esse diploma é preparado em Instituts Universitaires de Technologie (IUT), ligados às universidades.

Os titulares de um BTS ou de um DUT podem iniciar sua atividade profissional em empresas, ou ainda prosseguir seus estudos em Licence professionnelle. Eles podem também ingressar em uma escola de engenheiros ou de comércio, ou ainda, em uma universidade.

 

-> Procurar uma formação na França

O Campus France Paris oferece um catálogo completo e atualizado dos cursos superiores oferecidos na França que permite uma busca por nível, área de estudos e também por região geográfica. Além disso, nesse catálogo, há também as opções de MBAs, cursos ministrados em inglês, formações a distância e programas de curta duração.

-> Candidatar-se aos estudos na França

Se você já encontrou seu curso e está decidido, saiba como se dá o processo de candidatura/seleção aos vários níveis de estudos na França. Boa sorte!