Quem planeja iniciar ou dar a continuidade a uma graduação na França tem diversas possibilidades para candidatura. A forma de candidatura e os pré-requisitos de seleção variam para cada diploma ou instituição.

Existem diversos tipos de formação para quem deseja realizar graduação na França: Licence na universidade pública, diplomas Bachelor em instituições privadas, DUT nos Institutos de Tecnologia, BTS, CPGE, diplomas das Grandes Écoles, entre outros. É preciso possuir um projeto de estudos definido e selecionar as instituições de seu interesse antes de fazer o processo de candidatura.

Para qualquer um dos projetos de estudos, você deverá cumprir alguns requisitos mínimos:
 

  1. ter concluído o Ensino Médio;
  2. ter sido aprovado no vestibular na mesma área de estudos que deseja estudar na França (documentação de aprovação datada dos últimos dois anos no máximo);
  3. possuir bons conhecimentos da língua francesa (ou inglesa para formações ministradas em inglês).

COMO SE CANDIDATAR A UMA GRADUAÇÃO NA FRANÇA

Candidatura via Campus France (Licence nas universidades)

Geralmente, os brasileiros realizam suas candidaturas ao diploma de Licence nas universidades públicas. A seleção para ingresso ao primeiro ano da graduação na universidade é realizada apenas uma vez ao ano por meio de um procedimento padrão válido para todas as universidades (Universités) e regulamentado pelo Ministério francês das relações exteriores, chamado Demande d’Admission Préalable Blanc (DAP Dossier Blanc). Esse dossiê de candidatura é realizado através da plataforma Études en France e serve para a grande maioria das áreas de estudo na França.

Algumas áreas de estudos como engenharia, veterinária, enfermagemturismomodagastronomia possuem processos de candidatura distintos. Caso tenha interesse nessas áreas você poderá entrar em contato com nossa equipe para podermos explicar o processo.

Verifique aqui a lista das instituições conectadas. Confira aqui o processo de candidatura via Campus France.

Candidaturas diretas com a instituição de ensino

Caso a universidade ou escola de seu interesse não esteja conectada à plataforma Études en France, você deverá apresentar sua candidatura diretamente à instituição francesa de ensino superior de seu interesse, ou seja, sem intermédio do Campus France no primeiro momento. Entre em contato com o responsável pelo curso de sua escolha e se informe sobre prazos, pré-requisitos e condições de seleção. Em caso de admissão, verifique os procedimentos pré-consulares obrigatórios para o seu pedido de visto de estudante.

Graduação em uma Escola de Arquitetura

A França possui 20 Escolas Nacionais Superiores de Arquitetura (ENSA), todas públicas. A seleção para ingresso na graduação é realizada uma vez ao ano por meio de um procedimento padrão válido para todas as escolas. Esse procedimento chama-se Demande d’Admission Préalable Jaune (DAP Dossier Jaune), a candidatura é sempre intermediada pelo Campus France Brasil e não pode ser feita diretamente entre o estudante e a escola.

O candidato poderá selecionar duas opções de escolas por ordem de preferência e indicar em qual nível do diploma deseja entrar: grade de licence (1º ciclo) ou grade de master (2º ciclo), justificando a partir de seu percurso e projeto de estudos. Um portfólio digital também será solicitado para o procedimento de candidatura.

As escolas de arquitetura costumam ser bem exigentes quanto ao nível de língua francesa dos candidatos, por isso, o ideal é apresentar, no mínimo, um nível intermediário (B2).

FORMAÇÕES CURTAS

Além das universidades, existem também cursos de nível superior de curta duração.

Le brevet de technicien supérieur  (BTS)

Brevet de Technicien Supérieur (BTS) é uma formação focada na área de serviços e tecnologia, sendo oferecida nos Liceus franceses, ao longo de dois anos e validando 120 créditos europeus (ECTS). Existem cerca de 145 especialidades oferecidas. Por volta de 30% dos diplomados continuam seus estudos ingressando em Universités, Écoles d'ingénieur eÉcoles de commerce. A candidatura de um estudante estrangeiro para esse diploma deve ser realizada pelo site Parcoursup

Le bachelor universitaire de technologie (BUT)

O BUT Bacharelado Universitário de Tecnologia (BUT) possui uma admissão seletiva. A formação é ministrada dentro de um IUT(Institut Universitaire de Technologie), que é uma estrutura interna das universidades, permitindo o acesso a refeitórios universitários, bibliotecas, laboratórios de idiomas e serviços de informação e orientação. De acordo com o Onisep, "o IUT oferece as vantagens da universidade, com um acompanhamento reforçado" e "um suporte pedagógico e metodológico significativo". Em termos internacionais, o ensino torna-se mais compreensível, uma vez que é organizado em seis semestres seguindo o esquema europeu do LMD (Licenciatura-Mestrado-Doutorado), alternando aulas expositivas, trabalhos dirigidos, práticas de laboratório e situações profissionais simuladas. Vale ressaltar que o terceiro ano de estudos é um "ano profissional", que oferece ensinamentos específicos focados em tecnologia e projetos.

Os BUT abrangem um campo profissional bastante amplo (24 especialidades). Dado que dois terços do ensino são direcionados para a aquisição de competências profissionais, a formação é baseada em trabalhos práticos, aulas ministradas por profissionais do setor e estágios em empresas (com duração de 22 a 26 semanas).

Após o BUT, o acesso ao mercado de trabalho deve ser facilitado, uma vez que as condições de emprego são favoráveis em algumas especialidades, especialmente as industriais e comerciais. Também é possíve, após a obtenção do diploma do BUT, continuar os estudos, seja na universidade para um Master, em escolas de engenharia ou em escolas de negócios através de vias de admissão paralelas.

A candidatura a este diploma é realizada via Campus France, sendo possível escolher até 7 opções de formação.

Veja também: http://www.iut.fr/

Licence Professionnelle

A Licence Professionnelle possui duração de um ano. O ingresso é possível após a validação de dois anos de estudos superiores na área desejada (BAC+2). A principal diferença entre uma Licence Professionnelle e uma Licence é de que esta formação é concebida a partir de parcerias entre as universidades, empresas e organizações profissionais. Os professores responsáveis são também atuantes no mercado de trabalho. A candidatura para este diploma é realizada via Campus France.

Transferência (L2 e L3)

Se você pretende dar continuidade à sua formação na França, saiba que também é possível apresentar candidaturas para o segundo ou terceiro ano da Licence (L2 e L3). Os interessados devem já ter cursado pelo menos um ou dois anos, respectivamente, de estudos superiores na mesma área que desejam cursar na França.

A candidatura para L2 e L3 pode acontecer de duas formas distintas: pela plataforma online de candidatura Études en France ou diretamente com a instituição de ensino. Para verificar se a instituição de seu interesse é conectada à plataforma Études en France, acesse o site.

Intercâmbio acadêmico

Os estudantes que já estão inscritos no ensino superior brasileiro têm a opção de realizar um intercâmbio acadêmico, cumprindo disciplinas em universidades francesas por um determinado período de tempo.

Para realizar um intercâmbio durante a graduação, é preciso que sua universidade no Brasil possua um convênio firmado com uma instituição francesa de ensino superior e que defina os termos de equivalência e revalidação das disciplinas cursadas nos dois países.

Entre em contato com o departamento ou assessoria de Relações Internacionais de sua instituição de ensino para conhecer as suas possibilidades de intercâmbio, os pré-requisitos e as condições de seleção.

Uma vez aceito em um intercâmbio, você deverá receber uma carta de admissão timbrada e assinada que deve obrigatoriamente conter seu nome completo, a duração precisa do intercâmbio e a informação de que se trata de um acordo de cooperação entre a universidade brasileira e a francesa.

Caso o intercâmbio possua uma duração superior a 3 meses, essa carta de admissão é indispensável para que você possa solicitar seu visto de estudante junto ao Consulado da França. Porém, não se esqueça que antes você deve cumprir as etapas do procedimento pré-consular Campus France.

Consulte a página Estudantes já admitidos/inscritos.

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir