Informe-se sobre os estudos de graduação na França

Veja também a página sobre Intercâmbio acadêmico. 

Graduação em uma Universidade


AS CANDIDATURAS PARA O ANO LETIVO 2017-2018 ESTÃO ENCERRADAS.

Aqueles que planejam iniciar ou dar continuidade aos estudos na França para obter um diploma francês de primeiro ciclo de estudos superiores (nível equivalente à nossa graduação) possuem diversas possibilidades de candidatura.

É possível se candidatar a uma Licence na universidade pública, aos diplomas de Bachelor nas instituições privadas, a um DUT nos Institutos de Tecnologia, a um BTS, a uma CPGE, aos diplomas das Grandes Écoles, e assim por diante. De acordo com o seu projeto de estudos, a forma de candidatura e os pré-requisitos de seleção variam para cada diploma ou instituição. Por isso, é preciso possuir um projeto de estudos definido e selecionar as instituições de seu interesse antes de realizar o procedimento.

De qualquer forma, seja qual for o seu projeto de estudos, você deverá cumprir alguns requisitos mínimos para dar início à formação de primeiro ciclo:

  1. ter concluído o Ensino Médio;
  2. ter sido aprovado no vestibular na mesma área de estudos que deseja estudar na França;
  3. possuir bons conhecimentos da língua francesa (ou inglesa para formações ministradas em inglês).

Graduação (Licence)

Geralmente, os brasileiros realizam suas candidaturas ao diploma de Licence nas universidades públicas. A seleção para ingresso ao primeiro ano da graduação na universidade é realizada apenas uma vez ao ano por meio de um procedimento padrão válido para todas as universidades (Universités) e regulamentado pelo Ministério francês das relações exteriores, chamado Demande d’Admission Préalable Blanc (DAP Dossier Blanc). Esse dossiê de candidatura é realizado através da plataforma Etudes en France e serve para a grande maioria das áreas de estudo na França.

Algumas áreas de estudos como engenharia, veterinária, enfermagem, turismo, moda, gastronomia possuem processos de candidatura distintos. Caso tenha interesse nessas áreas você poderá entrar em contato com nossa equipe para podermos explicar o processo.

Consulte igualmente o dossiê ‘Começar os estudos superiores na França’ para verificar informações sobre o ingresso no primeiro ano das formações francesas.

Se você pretende dar continuidade em sua formação na França, saiba que também é possível apresentar candidaturas para o segundo ou terceiro ano da Licence (L2 e L3). Os interessados devem já ter cursado pelo menos um ou dois anos, respectivamente, de estudos superiores na mesma área que desejam cursar na França.

A candidatura para L2 e L3 pode acontecer de duas formas distintas: pela plataforma online de candidatura Etudes en France ou diretamente com a instituição de ensino, dependerá se a instituição francesa é conectada ou não à plataforma Etudes en France.

Verifique aqui a lista das instituições conectadas.

Confira aqui o processo de candidatura via Campus France.

Candidaturas diretas com a instituição de ensino

Caso a universidade ou escola de seu interesse não esteja conectada à plataforma Etudes en France, você deverá apresentar sua candidatura em L2 e L3 diretamente à instituição francesa de ensino superior de seu interesse, ou seja, sem intermédio do Campus France nesse primeiro momento. Entre em contato com o responsável pelo curso de sua escolha e se informe sobre prazos, pré-requisitos e condições de seleção. Em caso de admissão, verifique os procedimentos pré-consulares obrigatórios para o seu pedido de visto de estudante na página Estudantes já admitidos/inscritos. Lembramos que as candidaturas para o primeiro ano da Licence (L1) são sempre realizadas via Campus France (DAP BLANC) independentemente se a instituição é conectada ou não à nossa plataforma.

Graduação em uma Escola de Arquitetura

A França possui 20 Escolas Nacionais Superiores de Arquitetura (ENSA), todas públicas. A seleção para ingresso na graduação é realizada uma vez ao ano por meio de um procedimento padrão válido para todas as escolas. Esse procedimento chama-se Demande d’Admission Préalable Jaune (DAP Dossier Jaune) e a candidatura é sempre intermediada pelo Campus France Brasil e não pode ser feita diretamente entre o estudante e a escola. O candidato poderá selecionar 2 opções de escolas por ordem de preferência e indicar em qual nível do diploma deseja entrar - grade de licence (1º ciclo) ou grade de master (2º ciclo) justificando a partir de seu percurso e projeto de estudos. Uma cópia do portfolio tamanho A4 é solicitado para os candidatos a este diploma, devendo ser encaminhado via Correio para nosso escritório em São Paulo.

As escolas de arquitetura costumam ser bem exigentes quanto ao nível de língua francesa dos candidatos, por isso, o ideal é apresentar, no mínimo, um nível intermediário (B2).

Para compreender a estrutura do diploma de arquitetura na França, clique aqui

Confira aqui o processo de candidatura via Campus France.

Formações curtas

Além das universidades, existem também cursos de nível superior de curta duração.

Le brevet de technicien supérieur  (BTS)

O Brevet de Technicien Supérieur (BTS) é uma formação focada na área de serviços e tecnologia, sendo oferecida nos Liceus franceses, ao longo de dois anos e validando 120 créditos europeus (ECTS). Existem cerca de 145 especialidades oferecidas. Por volta de 30% dos diplomados continuam seus estudos ingressando em Universités, Écoles d'ingénieur e Écoles de commerce. A candidatura de um estudante estrangeiro para esse diploma deve ser realizada pelo site Admission PostBac (consultar o Guide du candidat étranger). 

Le diplôme universitaire de technologie (DUT)

O DUT Diplôme universitaire de technologie é um diploma de curta duração, preparado ao longo de dois anos e oferecido em 116 Instituts universitaires de technologie. Estes, por sua vez, são ligados às universidades públicas francesas que possuem formações na área de tecnologia. O diploma oferece uma preparação geral na área de tecnologia focada na formação de profissionais nas áreas técnica, de produção, pesquisa aplicada e serviços. Na formação está prevista a realização de estágios em empresas com a duração mínima de dez semanas. A obtenção de um DUT também é uma das portas de entrada para a formação plena de engenharia nas Écoles d'ingénieur. A candidatura a este diploma é realizada via Campus France, sendo possível escolher até 12 opções de formação.

Veja também: http://www.iut.fr/

Confira aqui o processo de candidatura via Campus France.

Licence Professionnelle

A Licence Professionnelle possui duração de um ano. O ingresso é possível após a validação de dois anos de estudos superiores na área desejada (BAC+2). A principal diferença entre uma Licence Professionnelle e uma Licence é de que esta formação é concebida a partir de parcerias entre as universidades, empresas e organizações profissionais. Os professores responsáveis são também atuantes no mercado de trabalho. A candidatura para este diploma é realizada via Campus France.

Confira aqui o processo de candidatura via Campus France.