Estudantes brasileiros com um diploma de graduação podem ingressar na pós-graduação na França, que é chamada de Master (M) e tem duração de 2 anos de estudos superiores (M1 e M2).

Na França, a pós-graduação é chamada de Master (M) e sua duração é de 2 anos de estudos superiores (M1 e M2). O primeiro ano do Master é um ano de conhecimentos mais gerais, ao passo que o segundo ano é mais específico. O M2 possui duas vias bem definidas de estudos: Master Professionnel e Master Recherche. O primeiro é uma formação de especialização que prevê estágios práticos ao término do curso, enquanto a segunda é uma formação de pesquisa, comparável a um mestrado brasileiro. 

QUEM PODE SE CANDIDATAR?

Estudantes brasileiros titulares de um diploma de graduação podem se candidatar à pós-graduação na França. A seleção não requer uma prévia revalidação do diploma de graduação brasileiro.

Como a graduação no Brasil tem uma duração superior (4 a 5 anos de estudos) à graduação na França (3 anos de estudos), os titulares de um diploma brasileiro de graduação podem efetuar candidaturas diretamente ao segundo ano de pós-graduação na França (M2). É importante saber que o ingresso direto em M2 é mais rigoroso e seletivo do que o ingresso em M1.

Cada instituição francesa de ensino superior adota critérios e pré-requisitos de seleção próprios que devem ser cumpridos pelo candidato.

COMO SE CANDIDATAR?

Image
Sorbonne

O primeiro passo a ser dado é selecionar as instituições francesas que oferecem a formação em sua área de estudos e saber quais são os pré-requisitos, condições e prazos para ingresso, diretamente na instituição escolhida.

A candidatura para o Master pode acontecer de duas formas distintas: pela plataforma online de candidatura Campus France ou diretamente com a instituição de ensino.

Candidaturas pelo CampusFrance

Várias universidades e escolas francesas realizam seus procedimentos de seleção por meio da plataforma online de candidatura do Campus France.

As candidaturas via Campus France ao Master podem ser realizadas todos os anos, de outubro a janeiro, com início das aulas em setembro. 

Em linhas gerais, a candidatura via Campus France solicita o preenchimento de um formulário online contendo informações sobre o percurso acadêmico do candidato e suas intenções de estudos na França. O candidato anexa ao seu dossiê eletrônico os comprovantes de suas atividades acadêmicas (diplomas, históricos de nota e teste oficial de proficiência em língua francesa), realiza o pagamento da taxa Campus France e, por fim, passa por uma entrevista presencial que avaliará suas motivações de estudos.

Candidaturas diretas com a instituição de ensino

Caso a universidade ou escola de seu interesse não esteja conectada ao Campus France, você deverá apresentar sua candidatura ao Master diretamente com a instituição francesa de ensino superior de seu interesse, ou seja, sem intermédio do Campus France nesse primeiro momento. Entre em contato com o responsável pelo curso de sua escolha e se informe sobre prazos, pré-requisitos e condições de seleção. Em caso de admissão, entre em contato novamente com o Campus France para conhecer os procedimentos pré-consulares obrigatórios para o seu pedido de visto de estudante. 

Há um número máximo de candidaturas possíveis?

O gerenciamento dos prazos e dos pré-requisitos de cada processo seletivo não é assegurado pelo Campus Fance Brasil, sendo assim de total responsabilidade do estudante. O limite máximo são 7 candidaturas para instituições conectadas à plataforma online Campus France.

REDES DE CANDIDATURA FACILITADA

Conheça as Redes Campus, redes de candidatura facilitada para pós-graduação na França nas áreas de Engenharia (Rede N+i) e Artes (Rede CampusArt).

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir