. . .

Na França

Estudantes interessados em realizar um curso de francês na França podem pesquisar as ofertas de cursos pelo Catálogo das Escolas de Francês editado e atualizado anualmente pelo Ministério francês das Relações Exteriores.

A inscrição em um curso de francês na França deve ser feita diretamente com a escola. O Campus France não intermedia esse tipo de inscrição. A inscrição nunca é realizada por meio da plataforma Campus France.

Lembramos que os brasileiros que permanecem na França por período inferior a 90 dias são dispensados de visto. 

Estudantes maiores de idade inscritos em cursos de duração superior a 90 dias deverão solicitar um visto junto ao Consulado da França. Normalmente um curso de francês configura um pedido de visto estudante, mas podem ocorrer casos em que a categoria de visto poderá ser a de visitante, por exemplo quando o interessado não tiver mais vínculos acadêmicos. A reorientação para outra categoria de visto é unicamente consular. Antes de dar entrada em seu processo pré-consular para a solicitação do visto de estudante, certifique-se qual a categoria mais adequada ao seu projeto.

Caso o projeto configure um pedido de visto de estudante ele deverá realizar todas as etapas do procedimento Campus France.

A escola deverá encaminhar por correio uma carta timbrada de pré-inscrição contendo impreterivelmente o nome completo do estudante, o período do curso e a carga horária. 

Consulte a página Estudantes já admitidos/inscritos. Ela explica em detalhes como realizar cada uma das etapas de nosso procedimento.

ATENÇÃO: Inscrições efetuadas em escolas que não constam no catálogo de escolas de francês acima indicado poderão ser questionadas ou recusadas pelos serviços consulares. Além disso, não se esqueça de que para solicitar um visto, o estudante deve comprovar uma inscrição em um curso de carga horária mínima de 20 horas semanais. Outra solicitação consular é o acesso aos estudos superiores no Brasil para justificar o seu projeto de estudos.

IMPORTANTE: O Consulado francês tem total autonomia na decisão de emissão de um visto de estudante, bem como em relação ao período de sua validade. Além disso, o Consulado pode solicitar que o valor integral do curso esteja completamente quitado para aceitar o pedido de visto.

No Brasil

A Aliança Francesa possui diversas filiais em todo o Brasil e oferece cursos de francês em todos os níveis.

As Associações de Professores de Francês dos diferentes Estados disponibilizam informações e contatos úteis para quem quer aprender e praticar o francês no Brasil.