Há mais de 260 milhões de francófonos no mundo e conhecer a língua francesa pode te abrir novos horizontes culturais e profissionais. Aproveite sua estadia na França para aprender o idioma!

Por que aprender francês?

Saber falar e escrever francês sempre será útil, mesmo depois que você for embora da França. Mais de 260 milhões de pessoas falam a língua em todo o mundo em cerca de 30 países que possuem o francês como língua oficial de facto (de fato) ou de jure (pela lei).

O francês também é uma língua diplomática, fazendo parte das línguas de trabalho e línguas oficiais da ONU, além de outras organizações internacionais como União Europeia ou Cruz Vermelha Internacional.

Na França, mais de 1.300 formações de ensino superior são ministradas em inglês. Portanto, nem sempre é preciso saber francês para estudar na França e obter um diploma. Porém, mesmo se suas aulas forem em inglês, você estará vivendo na França e conhecer ao menos um pouco da língua do país te ajudará a aproveitar melhor sua estadia e a se integrar mais facilmente com outros estudantes.

 

Como aprender francês na França?

Você pode aprender francês em diversos centros de formação adaptados a iniciantes e a pessoas com conhecimentos prévios comprovados, por uma curta ou longa estadia, com cursos que correspondam aos seus interesses.

Para se certificar de que você aprenderá francês nas melhores condições, privilegie os centros reconhecidos pelo Ministério da Educação francês, listados no site “qualité FLE”. Esse dispositivo te auxiliará a encontrar uma formação de qualidade. Você encontrará a lista desses centros no catálogo dos programas de curta duração e escolas de verão, editado pelo Campus France.

Para obter mais informações, faça o download do aplicativo Immersion France, que possui todas as informações necessárias para a aprendizagem de francês na França.

Visto de estudante para cursos de francês

Os brasileiros que permanecem na França por período inferior a 90 dias são dispensados de visto.

Estudantes maiores de idade inscritos em cursos de duração superior a 90 dias deverão solicitar um visto junto ao Consulado da França. Normalmente, um curso de francês configura um pedido de visto de estudante, mas o pedido também poderá ser enquadrado como visto de visitante, por exemplo, quando o interessado não tiver mais vínculos acadêmicos. A reorientação para outra categoria de visto é unicamente consular. Antes de dar entrada em seu processo pré-consular para a solicitação do visto de estudante, certifique-se qual a categoria mais adequada ao seu projeto junto à equipe do Campus France Brasil.

Caso o projeto configure um pedido de visto de estudante, é necessário realizar todas as etapas do procedimento Campus France. Os pré-requisitos para solicitar um visto de estudante para este tipo de projeto são:

  • Inscrição em uma das escolas que constam no catálogo, reconhecidas pelo Ministério da Educação francês. Inscrições efetuadas em escolas que não constam no catálogo poderão ser questionadas ou recusadas pelos serviços consulares
  • Uma carta timbrada de pré-inscrição, encaminhada por correio por parte da escola, contendo impreterivelmente o nome completo do estudante, o período do curso e a carga horária.
  • Curso com carga horária mínima de 20 horas semanais
  • Acesso aos estudos superiores no Brasil para justificar o seu projeto de estudos (aprovação no vestibular, histórico do ensino superior ou diploma de ensino superior)

Consulte a página Passo-a-passo para estudantes já admitdos/inscritos. Ela explica em detalhes como realizar cada uma das etapas de nosso procedimento.

 

IMPORTANTE: O Consulado francês tem total autonomia na decisão de emissão de um visto de estudante, bem como em relação ao período de sua validade. Além disso, o Consulado pode solicitar que o valor integral do curso esteja completamente quitado para aceitar o pedido de visto.

Programa Au pair

Au Pair na França é um programa que possibilita morar por um período no país e aprender o idioma. O jovem Au Pair é recebido na casa de uma família francesa por um período pré-determinado e deverá estar inscrito em um curso de francês. 

Após ter recebido da família francesa uma carta de pré-inscrição em um curso de francês e o contrato Au Pair assinado pelas partes envolvidas e carimbado pela préfecture, você deverá dar entrada em seu pedido de visto.

Para a realização do programa Au Pair na França, é necessário obter um visto Au Pair. Assim, os participantes desse programa deverão entrar em contato direto com o Consulado de sua circunscrição para verificar o procedimento de solicitação de visto. 

Como aprender francês no seu país?

Fora da França, existem três tipos de estabelecimentos que te permitem aprender francês:

  • Os institutos e centros culturais franceses que são vinculados à Embaixada da França
  • A Aliança Francesa, que é uma instituição sem fins lucrativos de direito local cujo objetivo é a promoção da língua e da cultura francesas fora da França
  • Os departamentos universitários de estudos franceses ligados ao Ministério de Ensino Superior de seu país, algumas vezes subsidiados pela Agence universitaire de la francophonie.

Você também pode aprender francês on-line!

  • Para se familiarizar com a língua e cultura francesas, você pode assistir ao canal TV5 Monde, o canal internacional francófono. Na plataforma Apprendre, a TV5 oferece exercícios interativos básicos e avançados para a aprendizagem do francês.
  • RFI Savoirs, a rádio francófona, também oferece exercícios, dossiês e emissões para aprender e ensinar francês.
  • A Association Française pour la Formation des Adultes oferece o MOOC ((Massive Online Open Courses), incluindo um curso FLE (Francês Língua Estrangeira) para fornecer as bases da língua francesa a iniciantes.
  • As Alianças Francesas oferecem muitos cursos online. Consulte o site para mais informações.

 

Suivez les grandes étapes pour venir étudier en France

Découvrir