Os testes oficiais de verificação linguística

 

Muitas instituições francesas de ensino superior solicitam que o candidato comprove seu nível de conhecimento do francês mediante a apresentação do resultado de um exame oficial de proficiência. Antes de iniciar sua candidatura junto a uma universidade ou école francesa, verifique com antecedência suas exigências quanto ao nível do idioma francês.

Quais são as provas oficiais de francês aplicadas no Brasil?

As provas oficiais de proficiência em francês são:

Por serem oficiais, todas as instituições de ensino devem aceitar do candidato o comprovante de resultado de qualquer uma das provas acima listadas.

Qual a diferença entre DELF, DALF, TCF e TEF ?

O DELF e o DALF distinguem-se do TCF e do TEF por serem diplomas de língua francesa, ao passo que os outros dois são atestados de língua francesa. O exame para a obtenção do DELF é destinado aos estudantes de nível intermediário de francês, enquanto o DALF é somente para os estudantes de nível avançado. Além disso, uma outra diferença importante refere-se ao prazo de validade. Os diplomas não têm prazo de validade, enquanto os atestados têm validade de 2 anos (TCF) e 1 ano (TEF).

Qual o nível de francês que devo comprovar para ingressar nos estudos superiores na França?

Cada instituição de ensino tem autonomia para definir o nível de francês exigido, que pode variar de acordo com o curso e o grau de estudos. Em geral, exige-se no mínimo um nível intermediário (denominado de B2, segudo o quadro comum europeu), porém há casos de cursos que exigem nível avançado.  É sempre recomendado procurar a instituição de ensino em que deseja estudar, para resolver esta questão.

É obrigatório comprovar o nível de francês?

A instituição de ensino superior francesa tem autonomia para solicitar ou não do estudante um comprovante oficial de nível de francês. Esta informação deve ser verificada diretamente pelo estudante junto à instituição de seu interesse. Para o procedimento de candidatura via Campus France é necessário comprovar o nível de francês, no caso do TCF-TP provas obrigatórias + facultativa escrita. Caso ainda não tenha realizado o teste de proficiência será necessário apresentar a inscrição para o exame.

Como obter mais informações?

Mais informações relativas ao DELF, DALF e TCF podem ser obtidas nos sites das unidades das Alianças Francesas, centros oficiais de aplicação dos exames no Brasil. Confira abaixo importantes informações sobre o TCF.

O TCF

O TCF é o teste linguístico do Ministério francês da Educação Nacional. É um teste destinado ao público não francófono que deseja validar de maneira simples, fiável e rápida seu conhecimento de francês.

Esse teste padronizado e mensurado foi concebido e é administrado pelo CIEP (Centre International d’Études Pédagogiques) que fornece um atestado classificando o candidato em um dos 6 níveis da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro europeu comum de referência para as línguas), que vai do nível A1 ao nível C2.

Legenda de níveis e pontuação:

A1: Elementar (100 a 199 pontos) 

A2: Elementar avançado (200 a 299 pontos) 

B1: Intermediário (300 a 399 pontos) 

B2: Intermediário avançado (400 a 499 pontos) 

C1: Superior (500 a 599 pontos) 

C2: Superior avançado (600 a 699 pontos)

Exemplos das provas podem ser consultados no site do CIEP – Centre International d’Etudes Pédagogiques (ver rubrica Diplômes et tests).

Dois tipos de TCF para estudos na França são aplicados em diversas Alianças Francesas do Brasil :

  • TCF DAP (Demande d’Admission Préalable)

O TCF DAP acontece apenas uma vez ao ano, em janeiro/fevereiro de cada ano, e se destina exclusivamente aos candidatos estrangeiros que estão preenchendo uma Demande d’Admission Préalable (DAP). A DAP consiste em um formulário de candidatura ao primeiro ano de graduação em uma universidade francesa (Dossier Blanc) ou a qualquer nível de estudos em uma Escola Nacional Superior de Arquitetura (Dossier Jaune).

Nesse caso o candidato deverá apresentar-se às provas obrigatórias do TCF (compreensão oral, estruturas da língua, compreensão escrita), assim como a uma prova de expressão escrita específica para a DAP. A duração do teste é de três horas.

  • TCF TP (Tout Public)

Seis sessões são realizadas anualmente nas Alianças Francesas do Brasil. O teste é composto de provas obrigatórias e complementares:

OBRIGATÓRIAS 

  • compreensão oral
  • estruturas da língua
  • compreensão escrita

 FACULTATIVAS 

  •  expressão oral
  • expressão escrita

O estudante deve verificar junto à instituição superior francesa quais são as provas do TCF que deverá apresentar no momento de sua candidatura: somente obrigatórias ou obrigatórias e facultativas. Para a candidatura via Campus France os estudantes devem realizar as provas obrigatórias e a prova facultativa escrita.

Caso o estudante julgue que seu resultado no exame não foi satisfatório, ele poderá refazê-lo, total ou parcialmente, desde que o intervalo entre uma prova e outra respeite o prazo mínimo de dois meses.

Locais de prova

O TCF é realizado nas Alianças Francesas de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Natal, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos e São Paulo.

Aliança Francesa

Calendário TCF 2017 - 1º semestre

TCF DAP (apenas 1 prova por ano, exclusiva para candidatos DAP - Dossier Blanc ou Dossier Jaune)

Data da prova: 10/02/2017
Inscrições:12/12/2016 a 11/01/2017. Confirme as datas de inscrição diretamente com a Aliança Francesa mais próxima de sua residência. 

 TCF Tout Public 

Data das provas Período de inscrições
 
10/02/2017De 12/12/2016 a 11/01/2017
20/03/2017De 16/01/2017 a 10/02/2017
24/04/2017De 15/02/2017 a 17/03/2017
22/05/2017De 20/03/2017 a 12/04/2017
10/07/2017De 15/05/2017 a 02/06/2017
28/08/2017De 03/07/2017 a 21/07/2017

 

 

 

 

 

 

 

As inscrições para o TCF DAP ou TP devem ser efetuadas diretamente com as unidades da Aliança Francesa (ver "Locais de prova"). Verifque o horário de funcionamento da unidade onde se inscrever.

Tarifas 2016

TCF DAP: 185 euros 

TCF TP: 

Provas obrigatórias: 125 euros

Prova facultativa de expressão escrita: 65 euros

Prova facultativa de expressão oral: 65 euros

A conversão para o valor em reais é calculada a partir da taxa câmbio do primeiro dia da inscrição.

Importante

Em caso de desistência após a inscrição ou de não comparecimento no dia da prova não haverá devolução da taxa nem transferência de crédito para outra sessão.

Casos de dispensa do TCF

Estudantes que realizaram um TEF (Test d’évaluation du français) e obtiveram pontuação mínima de 14/20 na prova escrita, bem como titulares do diploma DELF B2 ou DALF C1 ou C2 não necessitam realizar o TCF, desde que cumpram a exigência de nível de francês requerida pela instituição de ensino escolhida. Cada instituição tem autonomia para definir o nível de francês exigido, podendo variar de acordo com o curso e o nível de estudos.

Titulares de um diploma de baccalauréat français também estão dispensados de apresentar um teste de proficiência.